sábado, 6 de agosto de 2011

PROJETO: LIVRO DE RECEITAS DA VOVÓ

PROJETO: LIVRO DE RECEITAS DA VOVÓ



OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (produto final):
Criar um livro de receitas e finalizar o projeto posteriormente (Dia da Vovó – 30 de Julho) com um café da manhã e o livro de receitas em que os alunos presenteiam e homenageiam as Vovós.
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.

JUSTIFICATIVA:
A confecção de um livro de receitas possibilitará além de deixar pessoas da família interadas no que as crianças estão aprendendo, mas também a curiosidade dos alunos sobre ingredientes e modo de preparo de receitas que elas gostem, colocando em prática algumas delas (as mais fáceis) possibilitando a participação do grupo na cozinha.
Ampliar o repertório dos alunos quanto a este tipo de texto e propor a participação deles para montarmos outras receitas.

O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:
1- Apreciar momentos de aprendizado específico junto com as avós;
2- Aprender como consultar livros de receitas;
3- Interagir significativamente junto à família;
4- Gostar de ler e escrever este tipo de texto;
5- Conhecer escritores que propõem temas emocionais através de receitas – poesias de Roseane Murray;
6- Reescrever o texto de já sabem de cor;
7- Atentar às palavras que não fazem parte do repertório delas no dia-a-dia;
8- Valorizar o trabalho em grupo;
9- Aprender procedimentos matemáticos de capacidade e massa;
10- Saber fazer uso de como dobrar ou triplicar uma receita.

PRIMEIRAS PRÁTICAS DO PROJETO:
Foi solicitado aos alunos que trouxessem receitas pedidas para a Vovó.
Fizemos um mural onde iremos colocar as receitas trazidas pelos alunos.
Esta semana faremos a votação de algumas receitas para a confecção do livro.
Depois as crianças irão votar em três delas para colocarmos em prática na cozinha experimental da escola.
Posteriormente iniciaremos as práticas de escrita.
O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
1- Incluir a participação dos alunos a cada momento do projeto;
2- Levar para a classe receitas das avós;
3- Montar um mural com todas as receitas;
4- Incentivar na votação e na escolha de algumas receitas que serão colocadas em prática;
5- Proporcionar momentos que possam expor suas receitas oralmente ou através da leitura;
6- Possibilitar outro tipo de texto, no caso, uma poesia que tem como base a receita;
7- Garantir situações de textos em tiras para organizar;
8- Trabalhos em dupla com alfabeto móvel;
9- Possibilitar que os alunos montem receitas com base no que já viram;
10- Favorecer os registros das receitas para a montagem do produto final;
11- Confeccionar o livro de receitas para a homenagem.


Rosemary Pereira Cavalcanti

Um comentário: