quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bilhetes, Cartas e Convites

Eixo: Linguagem Oral e Escrita


Bloco de conteúdos: Leitura e escrita
Tema: Bilhetes, Cartas e Convites
Duração: 3 meses
Grupo: Pré

Objetivos:
 Compreender por intermédio da leitura e produção escrita, a função social dos textos epistolares, em particular das cartas, bilhetes e convites;
 Produzir bilhetes, convites e cartas com diferentes finalidades;

Conteúdos:
Produção de textos individuais e / ou coletivos ditados oralmente à professora ou escritos espontaneamente com diferentes fins;

Etapas previstas:
1- Bilhetes:
 Ler com as crianças, os bilhetes e comunicados que a escola tem produzido sob a forma de cartazes / impressos na agenda. Identificar com elas a finalidade de cada um, o destinatário visando, quem escreveu etc.
 Solicitar que escrevam coletivamente, tendo a professora como escriba, bilhete solicitando algo para os pais: informação, material, etc.
 Propor que escrevam bilhetes com avisos que serão afixados na sala e / ou escola, tais como: solicitando a limpeza da sala, a utilização correta do bebedouro, do cantinho da leitura etc, planejando com antecedência o locutor (quem avisa), o interlocutor (quem está avisado), o assunto (o quê), o local (onde) e a data (quando);
 Pedir a escrita em duplas de um bilhete com escolha do interlocutor e para cumprir diferentes propósitos: lembrete, pedido, agradecimento, elogio, etc.




2- Cartas:

 Solicitar as crianças que tragam cartas que o correio entrega em suas casas. A professora, igualmente, trará cartas que tenha recebido (de familiares, de instituições, do comércio, etc).
 Na roda analisar com as crianças observando seus elementos constitutivos, suas finalidades. Dividir as crianças em grupo, para que examinem os textos que trouxeram para verificar o que é parecido e o que é diferente entre eles (permanência ou ausência do remetente, destinatário, assunto, etc);
 Dada uma carta incompleta, isto é, em que sejam ausentes: a data, local, a assinatura, etc, sugerir que as crianças identifiquem o que falta. Em seguida, solicitar que completem os elementos que faltam na carta.

3- Convites:
 Pedir que as crianças tragam convites de aniversário, casamento, etc, que sua família tenha recebido e que possam disponibilizar para o estudo da turma. Na roda, solicitar que observem: quem convida, quem é convidado, para quê, onde, quando?
 Propor que escrevam “cartazes de convites” para o projeto de poesias e formatura;

Avaliação:
 A criança compreendeu a função dos textos epistolares?
 Os encaminhamentos proporcionaram avanços nas hipóteses de escrita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário