terça-feira, 7 de junho de 2011

PROJETO: ÁFRICA E BRASIL: .




PROJETO: ÁFRICA E BRASIL: CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...

“Uma boa árvore é aquela que
se lembra da semente que a gerou”

Provérbio Africano
Língua Portuguesa

Pesquisar algumas palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário, para atividade de leitura e escrita;
Trabalhar com lendas e histórias africanas que tratem de diversidade como:
Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Pássaro-da-Chuva, de Kersti Chaplet, o gibi Zumbi dos Palmares (produzido em 2001 pela Editora Lake , é distribuído gratuitamente.), Gosto de África de Joel Rufino dos Santos , Lendas Africanas de Júlio Emílio Braz , além de familiares dos alunos afro-descendentes que podem ser convidados para contar histórias de sua vida,de modo que estas informações poderão ser transformadas em texto.

História

Buscar nos livros didáticos e paradidáticos informações que esclareçam ao aluno que o continente africano já existia muito tempo antes do continente europeu. Por exemplo No império de Gana, os monarcas se reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões. Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
A tradição oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e viviam em cidades desenvolvidas, assim os alunos podem construir maquetes da cidade antigas do continente africano.
Miséria, epidemias e guerras civis existem hoje nos diversos países da África como as guerras civis em Angola e em Ruanda , mas também estão presentes em outros lugares. A partir desta informação os alunos podem pesquisar problemas comuns do Brasil e dos povos africanos como a fome e a epidemia de Aids. E desta pesquisa os alunos poderão até produzir um programa de rádio e ou um jornal informativo.


Geografia

A África não é um país, e sim um continente. Essa afirmação pode parecer absurda, mas não Há uma tendência em falar da África como se todos que ali vivem tivessem os mesmos hábitos e tradições. Através da construção de mapas , os alunos conseguirão localizar os diversos países existentes do continente e quais foram os seus colonizadores e as riquezas de cada região
Ao falar sobre os diversos povos, é possível destacar as contribuições de cada um para a economia do Brasil Colônia. É importante que os alunos saibam que os negros trouxeram para cá a melhor tecnologia dos trópicos como a enxada, o arado e técnicas de irrigação . Tanto que os donos das terras encomendavam aos mercadores mão-de-obra especializada para a atividade de seus domínios.

Ciências naturais

Somos todos africanos ...
Há 7 milhões de anos houve a separação entre as linhagens do macaco e do que viria a ser o homem mais tarde. Os fósseis mais antigos de nossos ancestrais foram encontrados no Vale da Grande Fenda, formação que atravessa a Etiópia, o Quênia e a Tanzânia. Milhões de anos depois, o Homo erectus teria partido dessa região para povoar a Ásia e a Europa, onde se transformou em homem de Neanderthal. Os que continuaram na África evoluíram para a espécie sapiens, que mais uma vez migrou, dizimando ou substituindo os neandertais e os hominídeos asiáticos. E assim o planeta foi povoado.
O professor ao trabalhar este tema deverá ressaltar a importância ao abordar a evolução das espécies, esclarecendo que biologicamente todos os seres humanos são parecidos e que as pequenas diferenças físicas não interferem na capacidade intelectual. E isso vai ajudar o aluno a desmontar o falso embasamento científico que subdividiu a humanidade em raças, no século 19, idéias que perduram até hoje.

Matemática

Simetria, geometria e cálculo
Ao conhecer a cultura egípcia, os alunos podem estudar as pirâmides e os triângulos, olhando gravuras que retratam a construção dos monumentos, eles tentam estimar a quantidade de pessoas que trabalharam na obra e de tijolos usados.

Língua estrangeira
Reggae e biografias

O professor poderá levar algumas letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.

Artes

Na dança, nas máscaras e nos desenhos
Os elementos da cultura dos povos africanos poderão ser desenvolvidos em todas as séries,trabalhando conceitos de arte abstrata e geometria , mitos , adereços e máscaras relacionando essas produções às manifestações artísticas do continente europeu. O grande desafio é não resvalar no preconceito nem cair no encantamento do exótico, pois a cultura dos povos africanos é pouco conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas africanas em sua essência.

Educação física

Vamos jogar iitop ou mbube-mbube?
Para a disciplina que se dedica à educação do corpo, brincadeiras que privilegiam as competições em equipe. Assim o professor poderá apresentar para os alunos o iitop, o mbube-mbube (ou o tigre e o impala) e jogos como o yote e a mancala. Ele iniciará contando a história do jogo e os valores da cultura africana presentes em cada um. Veja como construir o kalah, versão do mancala e conheça as regras dos outros jogos.
*http://revistaescola.abril.com.br
Quer saber mais?
Colégio Estadual Marquês de Maricá, R. Marquês de Maricá, s/n, 40310-000, Salvador, BA, tel. (71) 3244-3120
Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva, R. Baden Powell, 409, 91110-040, Porto Alegre, RS, tel. (51) 3340-0822
Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, R. G, 1, quadra J6, s/n, cj. Graciliano Ramos, 53073-340, Maceió, AL, tel. (82) 3354-4343
Escola Estadual Luigino Burigotto, R. Ambrosina Henrique, 65, 13486-449, Limeira, SP, tel. (19) 3451-2643
Escola Internacional de Alphaville, Av. Copacabana, 624, 06472-001, Barueri, SP, tel. (11) 4195-6686
Escola Municipal de Educação Básica Antonio Stella Moruzzi, R. Teotônio Vilela, 501, 13568-000, São Carlos, SP, (16) 3372-5000
Escola Municipal Arthur de Sales, R. Antonio Carlos Magalhães, s/n, 41925-010, Salvador, BA, tel. (71) 3354-9438
Bibliografia
A África na Sala de Aula, Leila Leite Hernandez, 679 págs., Ed. Selo Negro, tel. (11) 3872-3322, 88,80 reais
Superando o Racismo na Escola, Kabengele Munanga (org.), 204 págs., Ed. MEC/BID/UNESCO, distribuição gratuita pelo e-mail luciabraga@mec.gov.br

Projeto elaborado por:Professor Gabriel K.Sima
E-mail:gabriel.kutokala@ig.com.br ** gabriel_kutokala@hotmail.com

Cel:7359-8123

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ÁFRICA origem de todos nós...

Infelizmente, a imagem que se tem da África e de seus descendentes não está relacionada com produção intelectual nem com tecnologia. Ela descamba para moleques famintos e famílias miseráveis, povos doentes e em guerra ou paisagens de safáreis e mulheres de cangas coloridas. "Essas idéias distorcidas desqualificam a cultura negra e acentuam o preconceito, do qual 45% da população brasileira acaba sendo vítima.

Negros são parte da nossa identidade ?

O pouco caso com a cultura africana se reflete na sala de aula. O segundo maior continente do planeta aparece em livros didáticos somente quando o tema é escravidão, deixando capenga a noção de diversidade de nosso povo e minimizando a importância dos afro-descendentes. Por isso, em 2003, entrou em vigor a Lei no 10.639, que tenta corrigir essa dívida, incluindo o ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas.
A cultura africana oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento. Se a escola não inclui esses conteúdos no planejamento, cada professor pode colocar um pouco de África em seu plano de ensino. Profª.: “Vanda Sima” E.E.Prof.:Salvador Ligabue.

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