sábado, 21 de maio de 2011

MINI PROJETO A MÚSICA EM SALA DE AULA

A MÚSICA EM SALA DE AULA



A arte possui um alto valor de exposição da realidade, julgamos que a música seja um ótimo instrumento pedagógico e um excelente recurso para reflexão crítica e percepção dos fenômenos sociais, sendo, além disso, um tipo de manifestação artística que desperta a sensibilidade, a imaginação, facilitando no aprendizado, na transmissão de ideais e nas interpretações sobre realidade.

O TRABALHO QUE REALIZAMOS TEM COMO OBJETIVOS:

usar a música associada à sociologia e filosofia, como estratégia para reflexão sobre a realidade;
Despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas na observação de questões da sua própria realidade, acreditando no grau de penetração que as mensagens das músicas exercem nos indivíduos;
Possibilitar aos participantes do projeto o acesso a diversos estilos musicais, para que a partir daí, construam seus gostos não mais absorvendo apenas o que a indústria cultural lhes impõe como padrão.


A METODOLOGIA UTILIZADA:

Consiste basicamente na escuta ativa de músicas na aula, seguida de momentos para a reflexão a respeito dos temas que a música expõe e sobre os sentimentos por ela despertados nos alunos.
Leitura de textos acompanhada de debates, perguntas, questionamentos, inferências às concepções de verdade e falsidade relacionadas à realidade contemporânea, reconhecimento do processo de desenvolvimento racional e cognitivo na história da
humanidade e dos saberes por ele desenvolvido.

RECURSOS:
• Espaço físico (sala de aula),


• Data Show,
• Notebook,
• Pen Driver,
• Fotografias,
• Cola para papel, papel sulfite,
• TNT,
• Pincéis atômico, canetinha, giz de cera,
• Pistola para cola quente com bastão,

AVALIAÇÃO:

Por meio da participação, interesse e envolvimento dos educandos em trabalhos, debates, como também, das correções das atividades extraclasse.

COMO RESULTADOS ESPERADOS TEMOS:

A melhoria do nível de aprendizado dos alunos em outras disciplinas, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo mediatizado pelas atividades com a música

e o despertamento de um senso crítico mais aguçado. A música é um instrumento importante no processo de aprendizado dos alunos, melhorando o desempenho dos indivíduos, facilitando a criação de uma reflexão crítica a respeito da realidade.


BIBLIOGRAFIA:
ISSEVH.ProgramaSathya Sai de Educação em Valores Humanos para Adultos.São Paulo.Instituto Sri Sathuya, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário