domingo, 13 de março de 2011

Páscoa





Páscoa

Objetivos:
Deseja-se que o aluno reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa.
Desenvolvimento;
VÍDEO : A vida de Jesus
BIBLIOTECA: A lenda do coelho de páscoa
ARTES: Máscara
ED. FÍSICA: Coelho na toca
Português:
- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)
- Leitura dos livros: “O coelhinho que não era de Páscoa” e “Menina bonita do laço de fita”
- Música: Coelho da Páscoa
- Estudo de palavras-chave, sílabas e letras
- Cruzadinhas e caça-palavras
Matemática:
- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”
História e Geografia
.
- Confecção de livrinho sobre a Páscoa
Ciências:
• Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa
• Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)
Objetivos:
Deseja-se que o aluno reconheça o sentido e os símbolos da Páscoa.
Desenvolvimento;
VÍDEO : A vida de Jesus
BIBLIOTECA: A lenda do coelho de páscoa
ARTES: Máscara
ED. FÍSICA: Coelho na toca
Português:
- Desenho, leitura e escrita dos símbolos da Páscoa: (OVO, COELHO, VELA,CRUZ)
- Leitura dos livros: “O coelhinho que não era de Páscoa” e “Menina bonita do laço de fita”
- Música: Coelho da Páscoa
- Estudo de palavras-chave, sílabas e letras
- Cruzadinhas e caça-palavras
Matemática:
- Numerais a partir da música “Coelhinho da Páscoa”
História e Geografia
.
- Confecção de livrinho sobre a Páscoa
Ciências:
• Alimentação: ingredientes utilizados para fazer o ovo de páscoa
• Comer com moderação o chocolate (benefícios e prejuízo à saúde)

Projeto Páscoa
ÁREA: Natureza e sociedade
TEMPO: 2 semanas
PROFESSORA RESPONSÁVEL: Vanessa Sulien.
APRESENTAÇÃO:
O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
JUSTIFICATIVA: Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa.
PRODUÇÃO FINAL:
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS.
MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)
4 – OBJETIVOS TERMINAIS:
Entender o significado da Páscoa;
Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
Propor as boas ações, a solidariedade.
5 – CONTEÚDOS
Conceituais:
Conhecer a origem da Páscoa.
Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Procedimentais:
Dramatização;
Confecção de bombons (trabalhar a receita);
Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
Cantar músicas referentes ao tema;
Elaborar textos referentes ao tema;
Pesquisas;
Sucatas;
Confecção de cartazes;
Recorte e colagem;
dobraduras
3. Atitudinais:
Participação nas atividades propostas;
Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
6 – ETAPAS PREVISTAS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema:
Produção de Textos coletivos;
Conversas informais;
Leitura de quadrinhas, poesias;
Escrita espontânea;
Leitura de história sobre o tema;
Coro-falado.
MATEMÁTICA:
Cores;
Estatísticas;
Problemas;
Correspondência.
ARTES VISUAIS
Modelagem
Desenho e pintura
Molde vazado
Recorte e colagem
Dobradura
MÚSICA:
Roda cantada
Música referente ao tema
Banda
MOVIMENTO:
Dança;
Pequenos jogos;
Bibliografia:
COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA.
MÊS DE MARÇO E ABRIL.
COLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-7.


Projeto Páscoa


ÁREA: Natureza e sociedade


TEMPO: 2 semanas


1 – APRESENTAÇÃO:


O presente projeto, pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.


2 – JUSTIFICATIVA:


Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar)o significado da Páscoa.


3–PRODUÇÃO FINAL:


•EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DAS TURMAS•MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS)


4–OBJETIVOS TERMINAIS:


•Entender o significado da Páscoa


•Diferenciar o sentido espiritual do comercial


•Propor as boas ações, a solidariedade


5–CONTEÚDOS


1.Conceituais:.Conhecer a origem da Páscoa.Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores


2.Procedimentais:.Dramatização.Confecção de bombons (trabalhar a receita).Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.Cantar músicas referentes ao tema.Elaborar textos referentes ao tema.Pesquisas.Sucatas.Confecção de cartazes.Recorte e colagem.dobraduras


3.Atitudinais:.Participação nas atividades propostas.Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa.Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira


6.ETAPAS PREVISTAS:LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:.


Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.


Produção de Textos coletivos.


Conversas informais.


Leitura de quadrinhas, poesias.


Escrita espontânea.Leitura de história sobre o tema.


Coro-falado


MATEMÁTICA:.


Cores.


Estatísticas.


Problemas.


Correspondência


ARTES VISUAIS:


•Modelagem


•Desenho e pintura•


Molde vazado•


Recorte e colagem•


Dobradura


MÚSICA:


.Roda cantada


.Música referente ao tema


.Banda


MOVIMENTO:


•Dança


•Pequenos jogos




Bibliografia:COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIAMÊS DE MARÇO E ABRILCOLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4-7




Sugestões e Curiosidades:




Enquanto você espera o coelho, descubra algumas curiosidades sobre essa festa e saiba como ela é comemorada por outros povos do mundo.


A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO -A Páscoa é uma festa religiosa dos cristãos e comemora a ressureição de Jesus. Mas há muito tempo povos do hemisfério norte festejavam nessa mesma época a chegada da primavera e o renascimento da natureza. Na festa antiga já se usavam símbolos como coelhos e ovos pintados com cores que lembravam o colorido que toma conta do campo na primavera.


BRUXINHAS À SOLTA -Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta – feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber algo em troca.


DE TODAS AS CORES -Na Ucrânia, um país da Europa, uma das tradições é pintar ovos de verdade e dar de presente na Páscoa. Eles são chamados de PESSANKAS e suas cores e desenhos têm significados especiais.


OVOS DE COELHO? -Há várias lendas sobre o coelho da Páscoa. Uma história alemã, que chegou à América com os imigrantes, diz que um coelhinho visita as crianças escondendo os ovos coloridos no domingo de Páscoa. Outra lenda conta que uma mulher coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para seus filhos na Páscoa. Quando eles descobriram o ninho, um coelho passou correndo e espalhou – se a história de que ele havia trazido os ovos.


CADÊ O OVO? -Nos Estados Unidos é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa: os pais escondem ovos e as crianças têm de encontra-los.


IDÉIA GOSTOSA -Antigamente as pessoas presenteavam com ovos de verdade. A idéia genial de substituir os ovos de galinha pelos de chocolate foi dos vendedores de doces.
OUTRA PÁSCOA - Os judeus comemoram a sua Páscoa entre os meses de março e abril. Ela é chamada de Pessach. São oito dias de festa para celebrar um acontecimento da época dos faraós: a saída dos judeus do Egito, onde viviam como escravos, em busca de um lar. Nesses dias as famílias se reúnem, os pais falam sobre antigas tradições para os filhos e todos comem alimentos feitos de modo especial.




MAS AFINAL QUAL O SIGNIFICADO DOS PRINCIPAIS SIMBOLOS DA PÁSCOA?


COELHO - O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar à boa nova da ressurreição pelo mundo afora.


OVO - Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna.CORDEIRO - Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.


PÃO E VINHO - Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo




Brincadeiras
Corrida de Nariz


Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.


Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.




Caça aos Ovos


Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.


Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.

Os ovos do Vizinho


Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados). Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.




Hop... Hop... COELHINHO


Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...

ONDE ESTÁ O COELHINHO


Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível. Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.




Onde estão os Ovinhos


Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível


Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos.Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.




A Careta da Cenoura


Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.


Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.

Idéias para pintar o ovo
1 - As seguintes idéias são para serem feitas com ovo inteiro que depois deverá ser cortado ao meio.


Pintura comum:Para dar colorido ao ovo, dilua corante de bolo em água, mergulhe o ovo e deixe secar. Ele ficará com uma base que poderá ser usada diretamente ou poderá ser combinada com outras técnicas.


Marmorização:Esta técnica é feita aproveitando-se de que o óleo e a água não se misturam. Dilua um corante (pode ser o usado para cozinhar) em um pouco de água. Pingue algumas gotas de óleo de cozinha. Misture levemente e coloque o ovo dentro. Revolva com cuidado o ovo na mistura e retire-o deixando secar.Se desejar, pode-se repetir a operação com outra cor depois que o ovo estiver seco.


Mosaico:Corte algumas etiquetas adesivas em vários pedaços. Utilize, preferencialmente, um ovo que já foi pintado com uma base de uma só cor. Cole os adesivos no ovo da forma que preferir, pinte com um pincel e guache as partes que ficaram expostas. Deixe secar e retire os adesivos.Pintura com esponja:Dilua guache com água em um pires. Pegue uma esponja seca e mergulhe-a na tinta e escorra bem. Bata levemente a esponja no ovo sem espremer. Deixe secar e, se desejar, repita a operação com outra cor.


Pintura com dedos:Utilizando um ovo já pintado com base prepare vários pires com tinta guache diluída em um pouco de água. Peça que as crianças molhem o dedo indicador em uma das cores e que pressione-o posteriormente no seu ovo. Repetindo a operação com cores diversas o resultado será ser interessante.


RECORTES DE FIGURAS:As crianças poderão recortar um desenho que gostaram e colá-lo no ovo. Com um pincel deverão recobrir o ovo com cola passando sobre o desenho e esperar secar.Um efeito semelhante e mais simples de ser feito é colando adesivos.
Conteúdo extraido do orkut, comunidade "Projetos da Educação Infantil"


Conteúdos:

Conceituais:
• Conhecer a origem da Páscoa.
• Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Procedimentais:
• Dramatização;
• Confecção de bombons (trabalhar a receita);
• Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
• Cantar músicas referentes ao tema;
• Elaborar textos referentes ao tema;
• Pesquisas;
• Sucatas;
• Confecção de cartazes;
• Recorte e colagem;
• Dobraduras.
Atitudinais:
• Participação nas atividades propostas;
• Crítico diante do comércio que envolve a Páscoa;
• Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida.
• Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário