sábado, 5 de fevereiro de 2011

O primeiro dia de aula





O primeiro dia de aula é cheio de emoções conflitantes para alunos e educadores: expectativas de reencontros, alegrias, curiosidades, incertezas, temores. É um momento especial: o nascimento de um grupo que vai trabalhar e aprender junto durante o ano.
Trecho do artigo o Primeiro Dia , de Rita FoelKer, no seguinte endereço eletrônico:
www.edicoesgil.com.br/educador/primeirodia.html
Receber bem é uma arte. Vamos exercitá-la na nossa escola?
I – INTRODUÇÃO:
O retorno das crianças ou a entrada de crianças novas no início de um ano novo costuma ser tumultuado, tanto para as crianças como para os pais e professores. É sempre necessário certo esforço de adaptação às mudanças, seja das crianças que mudam de turma, seja das que começam a participar da vida da escola.
Se o professor não se prepara para esse período e não planeja atividades que facilitem a adaptação de todos, acabará gastando energia e tempo com o choro, agitação e maior tensão dos pais e do próprio docente, que se refere ao período de conhecimento de sua nova realidade, tanto. Por isso, muitas escolas incluem no planejamento do inicial a organização de um ambiente e de atividade de acolhimento. Em caso de crianças novas, a escola deve receber um dos pais ou membro da família da criança para permanecer com ela e acompanhar suas atividades nos primeiros dias, até a criança estabeleçaum vínculo com o professor e com a escola
II – ATIVIDADES PROPOSTAS

As atividades de início de ano devem ser planejadas para que propiciem atingir uma série de objetivos, tais como:
• Propiciar às crianças explorarem os espaços e objetos – é interessante que sempre haja algo de novo na escola, como a reorganização dos móveis e da decoração, bem como a presença de alguns brinquedos novos. Essas novidades estimulam as crianças. Então, o professor pode passar os primeiros dias visitando os diferentes espaços e explorando as novidades junto com as crianças.


• Propiciar às crianças se conhecerem, se apresentarem e conhecer os demais adultos da escola – nessas visitas é interessante o professor prever o tempo necessário para que as crianças de seu grupo interajam entre si, com crianças de outros grupos e com os adultos que vão encontrando pelo caminho. Se seu grupo é composto de crianças com idade acima de 4 anos, o docente pode antes preparar, junto com as crianças, algumas perguntas interessantes para fazerem aos demais funcionários da escola ou para os pais de outras crianças que possam estar presentes nos locais que visitarem.

• Criar condições para que se estabeleçam vínculos afetivos entre o professor e cada criança e entre as próprias crianças – sabemos o quanto são importantes esses vínculos para que a criança se sinta segura no ambiente e se solte para brincar e aprender. Por isso, o professor precisa estar especialmente atento para dedicar uma atenção individual a cada criança. Para isso, ele pode aproveitar todas as oportunidades que surgirem nas diferentes atividades que propuser, até mesmo nos momentos de refeição e higiene. Sabendo que, em função disso, cada atividade pode ser mais demorada do que de costume, é bom que não planeje muita coisa para fazer com as crianças num só dia.

III – UM JEITO GOSTOSO DE INICIAR O ANO.
Olá, professor! Você está preparado para iniciar as atividades deste ano?
• Ajudar as crianças a se apropriarem da organização do tempo, da seqüência das atividades que são desenvolvidas no decorrer do período em que ela permanecer na escola – particularmente para as crianças menores de 5 anos, entender essa organização é uma tarefa difícil! Mas, quanto mais rápido a criança conseguir se localizar no tempo e no espaço, menos ameaçador este fica para ela e mais colaboradora se torna com o professor. Esta ajuda pode se dar de diferentes formas, a depender da idade das crianças, mas a mais eficaz é a fala do professor. Ele vai ensinando para as crianças o lugar das coisas, informando antecipadamente a elas o que vão fazer a seguir, dando o tempo necessário para que encerrem o que estão fazendo e repete em muitas situações do dia as atividades que já fizeram e quais ainda farão.
Durante os primeiros dias podem ocorrer muito mais imprevistos do que de costume, exigindo muito versatilidade do professor para alterar seus planos conforme as necessidades que surgirem por parte das crianças. Essa flexibilidade é fundamental, pois importante é que as crianças estão se reconhecendo, reconhecendo o outro e se relacionando com os adultos.Esta ainda aprendendo como agir no ambiente. Ou seja, elas estão desenvolvendo sua forma de se posicionar e construindo o saber em relação às novas situações que se apresentam.
A constituição da identidade individual e de grupo, tão necessária ao desenvolvimento e à aprendizagem é algo que a criança pequena está começando a desenvolver e o professor pode ajudá-la muito nessa empreitada.
A partir de dois ou três anos de idade a criança sabe seu nome, o nome de alguns colegas, de seus pais, do professor, da escola... E começa a desenvolver algum sentimento de pertencimento a um grupo.
Sabendo disso, o professor pode planejar uma seqüência de atividades que lhe permitam, junto com as crianças, construir a identidade do grupo por meio da escolha de um nome para ele. Em vez de estabelecer o nome do grupo como estágios, que é muito impessoal e de pouco significado para as crianças, ele pode levar o grupo a escolher seu próprio nome.
Estabelecendo um momento diário para tratar sobre esse assunto com as crianças, ele pode:
• No primeiro dia propor brincadeiras com os nomes das crianças, de forma que elas os repitam muitas vezes e os associem a coisas de que gostam.
• No segundo, apresentar a questão de que precisam escolher um nome para o grupo, permitindo que elas dêem suas sugestões e recuperando, sempre que possível, as coisas de que falaram no dia anterior. Em seguida, organizar com as crianças uma lista onde constem as alternativas de nome levantadas.
• Nos dias seguintes, tantos quantos forem às alternativas de nome, cada alternativa é explorada, por meio de uma investigação sobre o significado de cada possível nome. Isso pode ser feito por meio de livros, internet, visitas, brincando com objetos e sempre se encerrando esse momento com a proposta de que as crianças registrem de seu modo o que conheceram a respeito de determinado nome.
Paralelamente, o professor organiza formas de divulgar às famílias o que está se passando, fixando cartazes e as produções das crianças em locais visíveis, já combinando com eles e preparando um evento especial: o dia de eleição do nome da turma.
Nos dias que se seguem, o professor prepara as cédulas e uma urna com as crianças, à medida que lhes explica o que é uma eleição e combina com elas algumas regras para que ela ocorra. Muitos conflitos positivos podem surgir entre as crianças, que se envolvem e torça para que ganhe o nome que cada uma escolheu. Esses conflitos serão ricas oportunidades para o professor trabalhar com elas seus temores e dificuldades com perdas, fortalecendo-as para a convivência em grupo.
Chegado o grande dia, que pode ter um pequeno lanche para ser oferecido aos pais que chegam para votar, há que se cumprir também o ritual do mesário e das assinaturas de presença antes de votar! Este mesário pode ser um familiar de alguma das crianças que esteja disponível nesse dia, que controlará os votos das crianças e dos adultos, fazendo a apuração no final do dia.
Junto com as crianças, no dia seguinte, é feita uma comemoração – qualquer coisa especial, ou diferente da rotina, como um piquenique, por exemplo – para celebrar o fato de que o grupo passa a ter um nome pelo qual será chamado.
Uma seqüência de atividades desse tipo pode durar entre duas semanas e um mês. É o período em que as adaptações se acomodam e as pessoas – crianças e adultos – se organizam para acompanhar a vida escolar que transcorrerá no ano.
Como você viu, professor, ela também já insere conteúdos essenciais para o desenvolvimento das crianças, tais como a constituição da identidade e a aprendizagem de formas de se relacionar nesse universo coletivo.
Se você gostou da idéia, planeje o mesmo para o seu grupo e bom trabalho!
IV – PLANEJANDO AS ATIVIDADES
As sugestões acima serão apresentadas pela Coordenadora Pedagógica aos professores, durante a organização das escolas para 2009 que elaboraram a seguinte proposta de planejamento inicial para o mês de fevereiro:
Na preparação do Plano de Ensino por estágio, considerar como rotina semanal as seguintes atividades:
1. Sala de Multimeios: leitura, informática.
2. Parquinhos
3. Jogos
4. Corpo e Movimento
5. Artes
(verificar as proposta curruicarlar

Foram também propostas as seguintes atividades:
• Leitura de livros
• Contação de histórias
• Jogos de regras
• Roda de conversa
• Poesias
• Brincadeiras cantadas ( jogos verbais – parlendas)
• Cantigas de roda
• Músicas
• Jogos corporais
• Jogo simbólico (faz de conta), brincadeiras livres
• Escrita
• Desenho
• Pintura
• Recorte, colagem, massinha...
• Vivências ao ar livre: Passeios, caminhadas, parques.

O Jogo das Saudações
OBJETIVO GERAL: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.
COMO JOGAR:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço. Avise que você vai dar um sinal (pode ser uma palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”. Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça. Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo. Só que agora a regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes. Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.”
No segundo dia de aula, os alunos deverão fazer um “tour” pela escola, acompanhada pelos respectivos professores conforme roteiro abaixo:
“TOUR” PELA ESCOLA:
Para que os novos Alunos tenham claro o comportamento que se espera deles nas diferentes dependências da nossa Escola, eles serão levados a uma excursão pelo prédio. Cada Funcionário se apresenta o explica o que se faz naquela sala.
 Sala de Vídeo
 Cozinha
 Banheiros
 Sala dos Professores
 Sala da Secretaria
 Sala da Coordenadora Pedagógica
 Sala do Diretor da Escola
Mais uma vez, em cada sala visitada os que nela trabalham farão um breve relato de suas funções na Escola. No caso da sala estar vazia o Professor Guia do “Tour” dará essas explicações.

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