terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL Turmas: 4º E 5º ANO




LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS


• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral • Leitura de imagens,
• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com argumentação
Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.




Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.




Conteúdos

1º BIMESTRE
• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica


2º BIMESTRE
• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:palavras com som de x
• Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva


4º BIMESTRE

• Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
• Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.







EIXOS HABILIDADES
Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.

CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
• Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaços e formas: figuras planas e não-planas
2º BIMESTRE
• Números
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE
• Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE
• Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS
OBJETIVOS

• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;


EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente • Relação entre os seres vivos e o ambiente,
• Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde • Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos • Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria
• A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas
• O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE
• O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE
• Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

• A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

HISTÓRIA

OBJETIVOS

• •Sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

EIXOS CONTEÚDOS
História das organizações populacionais • Origem do Estado.
• Populações locais (indígenas)
• Organização do espaço,
• Os indígenas no RN,
• Colonização do RN.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais.
Organizações Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço do RN,
• Confederação dos Índios Cariris,
• Revoltas pela Independência
• Abolição dos escravos Brasil e RN,
• Governos do estado do RN,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).
CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Os povos indígenas do Brasil
• Descobrimento
• Os povos africanos
• Origem do RN: população e colonização
• Organização do espaço do RN



2º BIMESTRE
• Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais
3º BIMESTRE
• Movimentos que aconteceram no RN,
• Imposições culturais e religiosas no RN,
• Manifestações Culturais
4º BIMESTRE
• Abolição dos escravos Brasil e RN,
• Governos do estado do RN,
• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres
GEOGRAFIA

OBJETIVOS

• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;
• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;
• Identificar os limites e governo do Estado;
• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;




EIXOS CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do RN
Espaço geográfico do RN • Natureza, economia do RN
Cartografia • Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.


1º BIMESTRE
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização




2º BIMESTRE
• A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

3º BIMESTRE
• A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN

4º BIMESTRE

• O RN: natureza e economia

ARTES


OBJETIVO
• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
• Música
• Dança
• Teatro
• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.


EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO
• Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.

CONTEÚDOS
• Ginástica
• Danças
• Jogos
• Brinquedos cantados e cantigas de roda

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização


ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.




5º ANO “U”


Língua Portuguesa

OBJETIVOS:

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura;
• Demonstrar o domínio da linguagem em situações de intenção social e exercício da cidadania;
• Aplicar elementos da organização discursiva e da função social dos diversos gêneros textuais;
• Analisar os procedimentos e os recursos lingüísticos utilizados na prática de escrita e leitura, produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.
• Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
• Apreciar textos literários;
• Selecionar textos de acordo com os propósitos de sua leitura;
• Reescrever e/ou produzir textos de autoria, utilizando procedimentos de escritor;
• Revisar textos, assumindo a ponto de vista do leitor e ortográfico;
• Ler, interpretar e produzir textos formais e informais, sabendo utilizar ambos adequadamente;
• Organizar os textos produzidos em parágrafos, pontuando-os adequadamente;
• Usar a acentuação correta;
• Pesquisar no dicionário para resolver possíveis dúvidas ortográficas;
• Relacionar os fatos dos textos com experiências pessoais;
• Ler com ritmo e entonação correta;
• Explicitar o assunto do texto;
• Estabelecer conexões entre o texto e os conhecimentos prévios de sua vivência;
• Reconhecer, em finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal.
• Formular perguntas estabelecendo conexão com conhecimentos prévios;
• Levantar as idéias principais do texto para organizá-las em seqüência lógica;
• Identificar o conflito gerador do enredo, quando inserido em contos, lendas, mitos, fábulas, etc...

EIXOS HABILIDADES
Linguagem oral • Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Considerar as opiniões de outras pessoas numa situação comunicativa,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Defender suas ideias com argumentação,
• Criticar conteúdos tratados em textos lidos.
Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,
• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.
Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,
• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância.
CONTEÚDOS: Divididos por bimestres

1º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: contos de fadas, poéticos e instrucionais
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – s/z, x, c,ç, ss, s e x, r e rr, sílabas terminadas em l ou u
- Encontros vocálicos:ditongo, tritongo, hiato;
- Encontros consonantais e dígrafos
- Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas – observando a acentuação
- Gramática
- Substantivos – gênero, número e grau
- Classificação dos substantivos: próprio e comum, simples e composto, primitivo e derivado e coletivo


2º BIMESTRE
• Produção e reescrita de textos: narrativos e de propaganda
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia:sons do x, uso do x e ch, uso do s/z ( s após consoante), h inicial, terminações com ESA e EZA.
• Gramática
- Adjetivo: gênero, número e grau
- Verbo : pessoas do verbo, conjugações ( presente, passado e futuro) tempos verbais no texto.
- Tipos de frase
- Sinônimo e antônimo
- Interjeições e preposições
3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: Uso das palavras como: TEM, TÊM, VEM, VÊM, TRAZ, TRAS, MAL e MAU.
• Revisão das acentuações
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Artigo definido e indefinido
- Verbos- conjugação de todos os tempos dos verbos no modo indicativo


4º BIMESTRE

• Textos informativos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: m antes de p e b, m no final, emprego do porque, por que, porquê e por quê, l, lh, nh, ch, sc
• Gramática
• Sujeito – simples e composto e predicado
• Verbo- conjugação de todos os tempos do modo subjuntivo




Matemática
OBJETIVOS

• Compreender e utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e entender a realidade;
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos em diferentes situações.
• Utilizar conhecimentos relacionados aos números, às operações, ás medidas, ao espaço e formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações problemas, a partir da interpretação de enunciados.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Compreender as regras do Sistema de Numeração Decimal;
• Ler, compor e decompor numerais acima da casa dos milhões;
• Interpretar, formular e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas;
• Armar e efetuar as quatro operações básicas;
• Resolver operações que envolvam números racionais, decimais e porcentagens;
• Demonstrar noções sobre as várias unidades de medidas utilizadas no dia-a-dia;
• Utilizar propriedades das figuras geométricas em situações contextualizadas;
• Identificar planificações de formas tridimensionais;
• identificar e localizar objetos em mapas e outras representações gráficas;
• Construir e interpretar tabelas e gráficos;
• Conhecer e saber como utilizar o sistema monetário brasileiro.


EIXOS HABILIDADES
Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,
• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem
Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).
Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.




CONTEÚDOS


1º BIMESTRE
• Números
- S.N.D( sistema de numeração decimal) até 5.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva
- Multiplicação e divisão com 1 algarismo
• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas
• Espaço e forma: sólidos geométricos e figuras planas
• Tratamento de informação: leitura e interpretação de tabelas.

2º BIMESTRE
• S.N.D até 10.000
- leitura S.N.D até 10.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Frações:
- Frações de um número, fração de um todo(fruta, 1 litro, 1 kg, pizza,...)
- Fração de um conjunto de elementos
- Tipos de frações: própria, imprópria, mista, aparente e equivalente
- As quatro operações com frações homogêneas
• Sistema monetário – em situações problemas
• Grandezas e medidas: medidas de massa : múltiplos e submúltiplos e situações problemas
• Espaço e forma: Poliedros
• Tratamento de informação: noções de gráficos


3º BIMESTRE

• S.N.D até 15.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Adição e subtração com reserva
- Multiplicação e divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Números Decimais: Escrita, relação com frações, situações problemas, as quatro operações
• Grandezas e medidas: medidas de comprimento e superfície: múltiplos e submúltiplos
- Cálculo de perímetro e área
- Situações problemas
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: figuras bidimensionais e tridimensionais.

4º BIMESTRE

• S.N.D até 20.000
- Leitura
- Escrita
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
- Expressões numéricas
• Grandezas e medidas: medidas de capacidade e volume: múltiplos e submúltiplos, situações problemas, cálculo de volume, situações problemas
• Cálculo do m.m.c
• Tratamento de informação: Construção de tabelas e gráficos
• Espaço e forma: ?
• Porcentagem
- Estatística e porcentagem (gráficos)
-
Ciências
OBJETIVOS

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

EIXOS CONTEÚDOS
Ambiente • O solo,
• Sistema solar,
• Biomas,
• Ecossistemas
Ser humano e saúde • Corpo humano
• Aparelhos do corpo humano
Recursos Tecnológicos • Formas e usos da energia




CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Sistema Solar
- O que estuda a astronomia
- O Sistema Solar: os planetas
- Rotação e translação
• A água na terra: Preservando a água no nosso planeta
• Energia: formas e usos da energia



2º BIMESTRE
• O Corpo Humano
- Formação do corpo humano( cabeça, tronco e membros)
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- Aparelho Digestivo
- Aparelho Circulatório

3º BIMESTRE
• Convivência entre os seres vivos
- Ecossistema
- Desequilíbrio ecológicos
• Tipos de ambiente( livro p. 72-86
• Aparelho Respiratório
• Sistema nervoso


4º BIMESTRE
• A reprodução humana
• Doenças da atualidade
• Árvore genealógica
• A reprodução dos animais e das plantas (86 a 95)
- A reprodução dos animais
- A reprodução dos vegetais
• Aparelho Excretor


Geografia

OBJETIVOS

• Conhecer a organização do espaço geográfico a partir das interações entre a sociedade e os processos da natureza;
• Demonstrar o domínio de tempo e espaço;
• Identificar o lugar como espaço vivido e produto das ações humanas em interação com o ambiente;
• Reconhecer e utilizar a linguagem cartográfica;
• Descobrir e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais das diferentes paisagens;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Reconhecer o planeta como parte do Sistema Solar;
• Identificar e localizar os continentes e oceanos do planeta;
• Ler e interpretar os mapas e as diversas representações do planeta Terra;
• Identificar o fuso horário das diversas partes do mundo e a relação dos mesmos com os meridianos;
• Compreender as divisões do planisfério;
• Identificar os meios de orientação e localização;
• Compreender e identificar o território brasileiro;
• Identificar as principais características de cada macro-região brasileira e seus recursos naturais, culturais e econômicos;
• Identificar divisões políticas, climáticas, hidrográficas, de relevo e de vegetação em mapas do país.


EIXOS CONTEÚDOS
Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do Brasil na America do sul e no mundo.
Espaço geográfico do Brasil • Regiões do pais e suas diferenças
Cartografia • Estudo do mapa do Brasil e sua localização.

1º BIMESTRE
• A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos
- Oceanos e continentes
• A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização
• A população brasileira
- A distribuição da população no território
- A formação da população brasileira

2º BIMESTRE
• Divisão Política e regional do Brasil
• O Brasil e suas regiões
- Região Norte
- Região Nordeste

3º BIMESTRE
• Região Centro- Oeste
• Região Sudeste
• Região sul

4º BIMESTRE
• O Brasil e a América do Sul
• O Brasil no mundo

História
OBJETIVOS

• Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
• Conhecer e respeitar o modo de vida dos grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
• Compreender o homem como sujeito histórico e a evolução dos fatos históricos;
• Conhecer a história do Brasil em suas diferentes épocas

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Reconhecer-se como sujeito histórico;
• Desenvolver habilidades intelectual e social, necessárias à participação em grupos;
• Desenvolver habilidades de pesquisa;
• Manifestar pensamento autônomo;
• Reconhecer a evolução dos fatos históricos e econômicos do município, estado ou do país.
• Reconhecer as etapas e circunstâncias em que se deu a descoberta do Brasil;
• Identificar a importância dos grupos indígenas, africanos e imigrantes na formação do país;
• Analisar características dos períodos : Brasil Colônia, Brasil Império e República;
• Formular hipóteses e expressar-se em temas históricos;
• Buscar informações em diferentes fontes;
• Descobrir e compreender diferenças culturais;


EIXOS CONTEÚDOS
História das organizações populacionais • Descobrimento
• Capitanias Hereditárias,
• Brasil colônia,
• Império,
• Republica,
• Ditadura,
• Democracia.
Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Revoluções e guerras no Brasil e no mundo
Organizações Políticas e Administrativas • Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Descobrimento
• Capitanias hereditárias
• O Brasil colônia
• A sociedade do ouro
• Autonomia do Brasil: independência

2º BIMESTRE

• Brasil: Império
- O primeiro império
- Segundo império
- Da Monarquia a República
3º BIMESTRE

• O Brasil:
- O tempo dos coronéis
- O longo governo de Vargas

4º BIMESTRE
• Entre a democracia e a ditadura
• Nosso tempo.


ARTES


OBJETIVO
• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
• Música
• Dança
• Teatro
• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO
• Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.

CONTEÚDOS
• Ginástica
• Danças
• Jogos
• Brinquedos cantados e cantigas de roda

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.
- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;
- Iniciação aos jogos esportivos;
- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

ENSINO RELIGIOSO
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola.



METODOLOGIAS

Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.
Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:
• Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
• Recortes de jornais e revistas;
• Debates;
• Brincadeiras;
• Cartazes;
• Gráficos e tabelas;
• CDs áudio;
• CD ROM;
• Aparelho de som;
• Vídeo;
• Músicas;
• Letras de músicas;
• Mapas;
• Jogos variados;
• Leituras diversificadas;
• Lápis de cor;
• Materiais de texturas diferentes para colagens;
• Rótulo de produtos;
• Gibis;
• Desenhos;
• Cartolina;
• Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
• Textos literários: poesias, histórias, contos.


Avaliação:

A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnóstica, contínua, processual e cumulativa.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas e entrevistas.
O professor utilizará vários meios para se chegar ao fim do bimestre, fazendo a somatória onde os alunos deverão atingir a média mínima para aprovação = 6,0. Para os alunos que não atingiram a média de aprovação, será feita a recuperação concomitante, proporcionando aos alunos a aquisição dos conhecimentos necessários para promoção.

BIBLIOGRAFIA

 PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais;

Nenhum comentário:

Postar um comentário