domingo, 6 de junho de 2010

PROJETO: festa junina NA COPA

TEMPO PREVISTO: De 24/05 a 12/06

INTRODUÇÃO

A Festa Junina é uma das principais comemorações brasileiras. E, com a chegada da Copa do Mundo entra em cena a paixão por este movimento verde-amarelo influenciado pelo futebol.
Quem disse que a Copa não chega à Educação Infantil?
Ela chega, sim. Afinal os pequenininhos também são contagiados pelo clima do torneio esportivo mais popular no Brasil.
Como a escola tem como proposta de propagar a socialização, usando como recurso na aprendizagem, vimos por meio desse evento, resgatar a memória da festa junina, e enfatizar a copa do mundo. Esperando contribuir para a aquisição da aprendizagem do educando, estimulando-os na criatividade, e envolvimento na socialização com os colegas de sala, inter-salas e toda a comunidade interna.
O ideal é que você possa interdisciplinar a história da festa junina com a Copa e as características culturais do país-sede, a África do Sul, e que o desenvolvimento de atividades sejam significativas para as crianças.

OBJETIVOS

• Socialização do aluno
• Resgatar a tradição/memória das festas junina
• Desenvolver a criatividade
• Desenvolver ritmos de habilidades motoras
• Conhecer as diferentes linguagens regionais sobre: Alimentação, costumes e danças.
• Vivenciar situações lúdicas que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustração, negociação e aprendizagem.
• Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas
• Desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
• Conhecer um pouco sobre a África, local que vai sediar a copa
• Despertar o gosto pela diversidade cultural do Brasil e da África
• Identificar as cores da bandeira do Brasil e da África (branco, amarelo, vermelho, verde, azul e preto)
• Identificar formas geométricas na bandeiras
• Trabalhar os sentidos (órgãos dos sentidos)
• Estimular a atenção, criatividade, imaginação, expressão artística
• Desenvolver a linguagem oral e escrita, o raciocínio lógico
• Promover a socialização

DETONADOR:

Saco surpresa contendo uma bola de futebol dentro.
Com alunos na rodinha, passar o saco surpresa para cada um tente descobrir o que está dentro. Explorar conceitos como:
É duro? Mole? Faz barulho? É redondo? Pesado ou leve? Etc.

PROBLEMATIZAÇÃO:

- Em conversa informal na sala, perguntar aos alunos:
“Que esporte praticamos usando bola? E esta bola? É usada em que jogo?
“Nestes dias estamos ouvindo falar um acontecimento importante: a Copa do Mundo? O que vocês sabem sobre a Copa?” Vocês sabiam que os caipiras também vão à copa? E quem são os caipiras?
Aproveitar o gancho e contar para eles a historia da origem da festa junina e tentar interdisciplinar os assuntos.
Aproveitar as respostas para confeccionar o mural cognitivo e trabalhar os assuntos levantados pelos alunos durante o projeto.
O que nós sabemos sobre a Copa do Mundo e as festas juninas? O que nós queremos aprender
sobre a Copa do Mundo as festas juninas?





DESENVOLVIMENTO:

• Conversa informal com os alunos sobre o tema
• Confecção do cartaz cognitivo
• Apresentação e apreciação das bandeiras do Brasil e África
• Decoração da sala nas cores da copa com temas juninos (Ex: corrente verde/amarela, bandeirinhas verde/amarelas, etc.)
• Apresentação de cartazes sobre festa junina – tema da nossa festa
• Apreciação de músicas juninas
• Ensaios para a festa junina

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

• Conversa informal
• Leitura do poema “Jogo de bola” de Cecília Meireles
• Conto e reconto
• Listão de palavras
• Palavras chaves: copa / bola / bandeira / apito / gol / chuteira / Brasil / África/Fogueira/Balão/ canjica etc.
• Atividades que envolvam as palavras chave acima
• Escrita dirigida
• Escrita espontânea
• Pesquisa para casa
• Jornalzinho sobre algum jogo do Brasil
• Cruzadão
• Caça-palavras
• Nome – 1ª letra
• Nome o mascote (Zakumi)
• Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.
• Leitura de textos informativos.
• Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
• Montagem de um jornal com dicas juninas.
• Leituras de textos criativos.
• Montagem de cartazes e convites.
• Montagem de painel com crendices e superstições.
• Conscientização do perigo de soltar balões.

MATEMÁTICA

• Números e quantidade
• Introduzir o retângulo na cor verde
• Conceitos matemáticos
• Calendário
• Tabela da copa
• Labirinto
• Ligue-ligue
• Quebra – cabeça
• Figuras geométricas observadas no campo de futebol.

NATUREZA E SOCIEDADE

• Os animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos, leve para sala de aula bichos de pelúcia de girafa, leão, elefantes, etc. objetivando explorar a fauna da África.
• Assista o filme o Rei Leão da Disney, apontado a fauna e a flora da África.

• Apresentação do mascote, nome, cores, significado.
• Selecionar uma culinária típica de cada país participante da Copa e degustar com a turma.
• Aproveite o período da copa para apresentar animais típicos da África: elefante, leão, girafa, leopardo

ARTES

• Crianças de 0 a 05 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento. Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como: bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc.
O esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos, um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas correndo, jogando bola, andando e exercitando.

Junto com as crianças confeccione:

• Móbile com fitas nas cores do Brasil para que as crianças possam passar as mãos.
• A savana da África – criando animais de materiais recicláveis e árvores de mãos;
• A bandeira do Brasil com o carimbo dos dedos e das mãos das crianças;
• Máscaras africanas com caixa de leite e argila;
Totens africanos com garrafa pet e caixas de tamanhos diversos;
• Mandalas de colagem com folhas, sementes, tampinhas de garrafa pet e bolinhas amassadas de papel colorido.
• Organize a torcida BABY da copa do mundo com apitos, pom pom, camisetas e viseiras .
• Confeccionar o mascote da Copa e um boneco com características africanas para ficar na sala, aproveitar para explorar a cor da pele, o cabelo, as vestimentas típicas e etc. O boneco e o mascote podem até passear na casa das crianças nos finais de semana.
• Decorar a sala com bolas e bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
• Organize uma oficina musical. A música desperta o interesse dos pequeninos. Use instrumentos musicais de sucata.
• Brincadeira - Dado dos Animais: Numa caixa de papelão cole imagens dos animais africanos dos lados do quadrado.As crianças jogam o dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma música correspondente.
• Artes com temas juninos (pipoca, milho, chapéu, tecidos xadrez ou chita.)

AVALIAÇÃO
Acontecerá durante todo o processo de forma contínua.

CULMINÂNCIA
Realização da festa junina. Onde correrá a apresentação de danças e quadrilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário