terça-feira, 25 de maio de 2010

PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE




PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE

Público alvo: alunos do Berçario, Maternal INFANTIL 1 ,2 ,3
JUSTIFICATIVA:
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensina os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.
OBJETIVOS GERAIS
1. Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos com diversos materiais.
2. Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
OBJETIVOS ESPECÍFICO
1. Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
2. Participar de situações de socialização;
3. Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo;
4. Registrar de diferentes formas o brincar.
MOVIMENTO
Objetivo:
• Desenvolver a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
• Aprender a brincar respeitando regras e limites.
Conteúdos conceituais:
• Velocidade, direção, equilíbrio, orientação espacal e temporal, expressão corporal, agilidade, percepção; regras, flexibilidade, coordenação, atenção, lateralidade, locomoção.
Conteúdos procedimentais:
• Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
• Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.
• Brincadeiras com diversos materiais: bola, bambolês, corda, sucatas
• Brincadeiras de faz de conta (jogo simbólico);
• Brincadeiras de percurso, tabuleiro, ludo gigante;
• Brincadeiras tradicionais – corrida do saco, corrida de ovos, pescaria, arremesso de bolas, boca do palhaço, etc;
• Gincana;
• Brincar espontaneamente.
Conteúdos atitudinais: Interação, participação, autoestima, respeito
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivo:
• Resgatar a cultura lúdica e tradições diversas com brincadeiras tradicionais e costumes que passam de geração a geração.
• Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
• Participar de diversas situações de intercambio social.
• Resgatar o brincar espontâneo como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, de sua criatividade e socialização, mantendo viva as tradições e a cultura dos povos traduzidos nos brinquedos e nas brincadeiras populares.
Conteúdos conceituais:
• História dos brinquedos;
• Brinquedos e brincadeiras dos pais;
• Brinquedos da zona rural e zona urbana;
• Brinquedos e brincadeiras de outras regiões, de outras comunidades (indígenas).
• Brinquedos artesanais e brinquedos produzidos por industrias;
• Brincadeiras de todos os tempos;
• Brincadeiras tradicionais;
• Linha do tempo;
• Parque de diversões (Exposição);
• Cultura brasileira.
Conteúdos procedimentais:
• Visitar uma fábrica de brinquedos (Para realmente entender como funciona e como são produzidos os brinquedos);
• Visitar uma loja de brinquedos;
• Mostrar através de figuras ou painéis como eram as cidades antes e como estão hoje.
• Pesquisa com os pais de brincadeiras e brinquedos que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
• Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
• Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.;
• Criar um mascote de pelúcia por turma;
• Montagem de uma brinquedoteca.
• Dia do Brinquedo.
• Brincar e dividir o brinquedo com outras turmas
Conteúdos atitudinais: socialização, interesse, compartilhar descobertas.
MUSICA
Objetivos:
• Ampliar a comunicação e expressão através de músicas e de jogos orais.
• Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
• Criar e inventar outras cantigas de roda.
Conteúdos conceituais:
• Som, ritmos;
• Percepção;
• Produção musical;
• Interpretação;
• Cantigas de Roda.
Conteúdos procedimentais:
• Brincadeiras cantadas – Se eu fosse um peixinho, Tororó, Passa –passa cavaleiro, Eu sou pobre pobre, Ciranda cirandinha, A canoa virou, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Tango-Tango,, Carangueijo não é peixe, Escravos de Jó e outras;
• Confecção de instrumentos musicais com sucata;
• Karaokê;
• Paródias, rimas;
• Gestos, mímicas;
• Concurso de dança;
• Músicas ouvidas e cantadas (anexo 1);
• Brincadeira Dicionário musical: escolhe-se algumas músicas, conhecida das crianças, uma uma as músicas são tocadas e se faz uma parada a criança deverá continuar cantando a música onde esta parou.
• Organizar um pequeno livro com as cantigas de roda com as letras e ilustradas pelas crianças;
• Confeccção de cartazes com as músicas tradicionais.
Conteúdos Atitudinais: apreciação, sensibilidade, imaginação, criação
ARTES
Objetivos:
• Estimular a comunicação e expressão através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo o pensamento, a criatividade a imaginação a percepção.
• Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Realizar trabalhos criativos e interessantes.
Conteúdos conceituais:
• Linha, forma, cor, textura, espessura;
• Obras de arte – Portinari (Meninos pulando carniça (1957), Moleques pulando sela (1958) , Gruegel (Brincadeira sem fim), Roda (Milton da Costa) - Anexo2
• Percepção visual
Conteúdos procedimentais:
• Confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis (bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, bola de meia e outros.).
• Confecção de brinquedos com a colaboração de um pai voluntário (pipa, capucheta, ioiô, pé-de-lata, confecção de bonecas, etc)
• Brincar com brinquedos de sua própria construção;
• Oficinas de brincadeiras;
• Construção de maquetes;
• Apreciação, releitura de obras de arte.
• Exploração de pinturas com perguntas como: “ Que cores aparecem mais em cada obra”, “ Como são as crianças representadas em cada pintura”, “De qual pintura mais gostaram”, “Por que?” “Conhecem essa brincadeira?”
• Realizar as brincadeiras que encontrar nas obras de arte;
• Brincadeiras com sombras – formas de bichinhos com as mãos, um tenta pisar na sombra do outro; também pode usar o retroprojetor para fazer atividades com sombras – teatro de sombras na sala de aula;
• Brincadeiras Bolha de sabão coloridas – papel na parede (pardo) acertar as bolhas coloridas para pintar a mesma formando desenhos.
• Confecção de um quadro (tela) Brinquedo ou brincadeira preferido;
• Produção de massinha de modelar;
• Confecção de cartazes com os jogos, brincadeiras que as crianças conhecem;
• Vestir as roupinhas nos bonequinhos (xerografados);
• Desenhar os brinquedos que há na sua escola.
Conteúdos atitudinais: Olhar estético, gosto pelas artes, cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Objetivos:
• Desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através de brincadeiras e jogos orais;
• Criar situações lúdicas de aprendizagem significativa em relação aos brinquedos e brincadeiras populares.
• Estimular a oralidade para conversar e brincar.
Conteúdos conceituais:
• Alfabeto das brincadeiras;
• Nome dos brinquedos e brincadeiras;
• Comunicação verbal e oral
• Identidade;
• Nomes de brincadeiras diferentes dependendo da região em que vive.
• Brincadeiras cantadas;
• Textos informativos e instrucionais (regras)
Conteúdos procedimentais:
• Conversas informais – rodinha de conversa (sobre a invenção dos brinquedos e sua utilização);
• Panfletos – anúncios – brinquedos que gostaria de ter;
• Lista de brinquedos e brincadeiras preferidos pelos pais e alunos – No meu tempo de criança ...;
• Letras de cantigas de roda;
• Parlendas;
• Histórias, dramatizações;
• Declamação de poesias – O saco de brinquedos (Carlos Urbim), A boneca (Olavo Bilac)
• Sacolinha surpresa com brinquedos (cada semana uma criança é responsável por trazer um brinquedo e as demais deverão adivinhar através das pistas);
• Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).
• Assistir os DVDs Toy Store 1 e 2, A loja Mágica de Brinquedos e outros.
• Construção de livro de brinquedos coletivo ou individual;
• Construção de livro de brincadeiras coletivo ou individual;
• Coletânea de jogos e brincadeiras com as regras e ilustrações realizadas individualmente.
• Bilhete – Cole o bilhete (folha sulfite) que levou para casa comunicando o dia do brinquedo. (portador de texto)
Conteúdos atitudinais: O gosto e o prazer pela leitura e escrita; interação e cumplicidade com o mundo da leitura e escrita, cooperação.
MATEMÁTICA
Objetivos:
• Desenvolver o raciocínio lógico, respeitando a etapa do desenvolvimento individual de cada criança.
• Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações problema;
• Identificar as noções de tempo (dia, semana, mês, ano, ontem, hoje amanhã);
• Analisar, interpretar e construir gráficos e tabelas.
Conteúdos conceituais:
• Números e sua função social;
• Espaço e forma;
• Grandezas e medidas;
• Formas geométricas;
• Classificação, comparação e seriação.
Conteúdos procedimentais:
• Brincadeira dos números vizinhos (sucessor e antecessor);
• Brincadeira de pesca com peixinhos numerados;
• Sequencia numérica através de brincadeiras como Amarelinha, Caracol, Senhor rato está? e outros;
• Montagem de gráficos a partir de determinada situação ou contexto trabalhado em sala de aula.
• Exploração de diferentes procedimentos para comparação de grandezas (maior, menor, alto, baixo etc)
• Confecção de jogo da memória, bingo, dominó dos números e quantidades, boliche, quebra-cabeça, jogo das argolas, jogo de palitos (churrasco);
• Classificar os brinquedos por tamanho, tipo de brinquedo etc.
• Organização de album de figurinhas, coleções;
• Comparação de brinquedos antigos e brinquedos modernos;
• Formar figuras geométricas com a brincadeira do elástico
• Brincadeira Quente-frio com brinquedos.
Conteúdos atitudinais: Vivência, exploração, interesse.
RECURSOS:
• Papéis coloridos diversos, lápis de cor, giz de cera, tintas, pincéis; telas; tesoura, colas, linhas, lãs, barbantes, materiais recicláveis, CDs, DVs, computador; fantoches, maquiagens diversas, materiais pedagógicos, cartazes, gravuras ilustradas; livros de histórias, gibis, retroprojetor, panfletos, fantasias, brinquedos.
AVALIAÇÃO:
• Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitude quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.
CULMINÂNCIA:
• Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
• Exposição de fotos;
• Arrecadação de brinquedos para a festa junina.
• Arrecadação de brinquedos em bom estado para serem doados em outubro (dia das crianças).
• Dia do brinquedo ou brincadeira com o responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário