quarta-feira, 14 de abril de 2010

RELATÓRIO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DESCRITIVA INDIVIDUAL DO ALUNO





RELATÓRIO PEDAGÓGICO E
AVALIAÇÃO DESCRITIVA
INDIVIDUAL DO ALUNO

SUGESTÃO COM ALGUNS ITENS A SEREM OBSERVADOS PARA
O RELATÓRIO PEGAGÓGICO

INTERAÇÃO AFETIVA/SOCIAL/FAMILIAR:

Anamnese: um trabalho de observação e informação com finalidade diagnóstica, para melhor atender as necessidades de uma criança ou adolescente. Por este motivo, é imprescindível sua aplicação antes da elaboração de qualquer relatório.

Identificação do entrevistado (responsável)
Antecedentes - concepção e gestação, nascimento, alimentação, sono, doenças, cirurgias, vacinas.
Desenvolvimento da linguagem - Quando começou a falar, troca letras ou fonemas ao falar, apresenta gagueira, apresenta fala infantilizada. .
Desenvolvimento Psicomotor - Engatinhou, quando começou andar, quando deixou de usar fraldas, lateralidade (qual a mão dominante?).
Mania, tiques ou hábitos diferentes.
Sexualidade - têm curiosidade sexual, cuidados higiênicos corporais.
Sociabilidade - consegue respeitar regras em um jogo, aceita perder, faz amizade com facilidade.
Vida familiar - como os pais costumam corrigir um erro da criança, como vive com os pais. Demonstração do convívio com a família, como é a relação com o meio que está inserido? E como se relaciona com as pessoas próximas?
Observações finais (complementares)

 Dados pessoais completo do aluno
 Escola / série (caso tenha repetições)
 Histórico do aluno (descrição das características do aluno)
 Sociabilidade / afetividade
 Relacionamento com a família / amigos de classe/ professores
 Expectativa da família / participação na vida escolar do aluno.
 Antecedentes de atendimentos (clínico / terapêuticos)
 Diagnóstico/ Medicação.
COMPORTAMENTO SÓCIO-AFETIVO:

 Como interage/ entrosa-se / relaciona-se/ com o grupo classe/ com os professores?Apresenta dificuldade de interação?
 Apresenta entrosamento com a professora e a turma da sala, mantém diálogo com todos?
 Quanto aos demais funcionários da escola?
 Como é o tratamento feito ao aluno pelos demais funcionários? (superproteção/ sem proteção/)
 Como os demais alunos o tratam? Como os professores o tratam?
 O aluno retribui afetos e carinho?Cumprimenta as pessoas?
 Apresenta facilidade em manter laços de amizades?
 Reconhece as pessoas pelo nome ou pela função?
 Apresenta dificuldades na interação com os colegas/professor? Em que momento é observado essa dificuldade?
 É simpático/ tímido/ extrovertido/ curioso/questionador/falante/ inquieto/ ansioso/ agitado /criativo/ comunicativo /otimista/ pessimista.
 Irrita-se com facilidade? O que induz a irritabilidade? Se irrita com si mesmo
 Tem preferências nas amizades?
 Consegue brincar e realizar atividades em grupo?
 Tem relacionamento afetivo com colegas de sala?Participa, interage em brincadeiras como cantigas que estimulem o abraço, o aperto de mão?
 Ouve e respeita a opinião do outro?
 Mantêm organização em seus pensamentos e atitudes ou mostra-se desorganidado?
 Apresenta consciência das suas dificuldades?
 Aceita normas e combinados de convivência diária?Ou extrapola?como são feitos os acordos?
 Compreende a existência de normas, valores e convenções sociais?
 Mantêm atitudes de liderança no grupo?
 É aceito pelo grupo? Em quais momentos?
 Quando repreendido pede desculpas, reconhece seus erros?
 Têm iniciativas? Faz escolhas? Ou apenas faz o que lhe pedem?
 Apresenta capricho nas suas atividades?
 É recompensado através de elogios seu esforço?
 Quanto a sua auto-estima? Apresenta autoconfiança?
 Executa atividades diferenciadas do grupo classe? É mostrada a importância de retomar alguns conteúdos quando não assimilados?
 Qual a freqüência das atividades realizadas em duplas ou em equipe? Qual o papel do aluno incluído com esta proposta?
 Observação do aluno interagindo em jogos recreativos em sala de aula ou em atividades desenvolvidas extra-classe (estudo do meio, passeio pelo bairro, idas a supermercados, feiras livres para pesquisas de preços para elaborar e resolver situações problemas, tanto na escola como na vida familiar).
 Quanto a convivência do educando no dia a dia, partilhando laços afetivos, carisma, maneiras de tratamento com sua comunidade escolar e familiar?
 Desenvolve atividades cujos objetivos estejam ligados ao seu lado afetivo com a família? O seu relacionamento afetivo com ela e com aqueles que o cercam?
 Como se comporta perante a professora e os demais colegas e funcionários, mantem um convívio coletivo ou é individualista. mantem-se afastado?
 Canta, pula,brinca, beija e abraça, demonstra comportamento de socialização e afetividade?
 Interage com seus familiares próximos ou distantes de forma espontânea?
 O aluno traz comentários de acontecimentos em casa junto aos seus familiares.
 Participa de brincadeiras com os colegas? Participa e consegue ficar até o final, quanto tempo consegue ficar, deixa que os colegas o toquem, beije ou abrace?

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A VIDA AUTÔNOMA

 Tem conhecimento de dados referentes à sua identidade?
 Sabe seu nome ( pois as vezes só reconhece apelido),
 Só o primeiro nome? Nome completo?
 Sua idade? A data de nascimento?
 Conhece sua certidão de nascimento
 Sua filiação? Só os primeiros nomes ou nome completo? Sabe os nomes dos irmãos? De familiares próximos (avôs/tios/ primos)
 Sabe dizer o nome da rua em que mora? Número? Bairro? Cidade? Telefone?
 Apresenta algum entendimento sobre a estruturação e localização de sua casa, no seu bairro, indicando referências dos comércios próximos? Qual avenida? Qual pracinha?
 Sabe dizer quais os circulares que passam perto da sua residência, sabe informar alguns trajetos dos ônibus?
 Sabe falar o nome da escola onde estuda
 Quanto a sua higiene o faz corretamente? Precisa da ajuda do outro? Compreende os princípios básicos de higiene, alimentação, lazer e cuidados com a saúde?
 O aluno realiza com competência as habilidades necessárias relacionadas à sua higiene pessoal, organização de seu material escolar e de suas tarefas diárias.
 Consegue realizar tarefas determinadas, como amarrar cadarços do tênis, colocar e tirar um casaco em caso de frio/calor.
Escova os dentes? Como sozinho, consegue ir ao banheiro sozinho?
 Valoriza o cuidado do ambiente para a qualidade de vida?
 Como realiza sua “merenda escolar” apresenta autonomia? necessita de auxilio do adulto? Em qual situação?
 Ausenta-se da sala com freqüência? Por qual motivo?Com autorização do professor? Ou não?
 Apresenta “medo” “pânico” a alguma situação já vivenciada?
 Organiza sua mesa e mochila?
 Apresenta pensamento lógico para as situações do seu cotidiano?
 Consegue resolver problemas diários, ou seja, diante de uma situação consegue se sair bem?
 Tem noção da roupa adequada de acordo com o clima?
COMPREENSÃO E ATENDIMENTOS A ORDENS

 Compreende ordens simples? Complexas? Mais de um comando? Executa todos os comandos com precisão simples e complexos, quando solicitados? Para cumprir regras ou ordens simples, ele precisa de uma explicação ou de uma intervenção, ou ouve e cumpre sem problemas?
 Não realiza os comandos por falta de entendimento? Por birra?
 Atende apenas os comandos do adulto que têm um vínculo? Só de pessoas do seu entorno? Ou não?
 Pode auxiliar o (a) professor(a) a entregar materiais em classes
 Consegue esperar o horário para ir ao banheiro, lanche, saída?
 Consegue compreender jogos e brincadeiras que tenham regras? Quando não os realiza?

ATENÇÃO / CONCENTRAÇÃO / INTERESSE

 O quanto de tempo (relógio) concentra-se em uma única atividade? Atêm-se em uma atividade?
 Se dispersa com facilidade? Mas consegue terminar a atividade proposta? Consegue ter concentração e atenção para iniciar a execução das atividades,?
 Necessita de comandos e intervenções constante para dar continuidade as tarefas? Ou não, apresenta-se mais lento, porém as realiza?
 Tem iniciativa e interesse pelas atividades propostas?
 Como reage aos conteúdos novos, que apresentam mais desafios? Tenta ou nega-se a fazer? Demonstra interesse em realizá-las?
 Consegue ter atenção quando houve uma história relatada pelo
professor, vídeo, músicas. Consegue ter atenção durante jogos e brincadeiras coletivas?
 Tem iniciativa quanto à execução das tarefas?
 Qual a preferência (acadêmica) do aluno? Para essas demonstra-se mais atento e interessado?
 Apresenta iniciativa para as atividades rotineiras? Demonstra estar interessado em atividades recreativas; Apresenta se interessado em brincadeiras e jogos de mesas?
 Concentra-se quando está participando das brincadeiras?
 Desenvolve as atividades com tranqüilidade?
PERCEPÇÃO AUDITIVA E MEMÓRIA AUDITIVA

 Retém informação auditiva e o reconhecimento se dá através da sua oralidade (comunicação) Em quais situações?
 Discrimina o som (fonema) das letras?
 É capaz de transmitir um recado?
 O aluno tem têm facilidade de reter informações auditivas?
 Aprende, memoriza e recorda de cantigas ensinadas durante as aulas e atividades.
 Reconhece as pessoas pelos nomes (de ouvir constantemente) e os chama? Chama os colegas de sala pelo o nome?
 Memoriza músicas freqüentemente cantadas na escola?
 Recita versos / parlendas /piadas
 É capaz de perceber e diferenciar sons e suas intensidades?
 Como reconta uma história? Com poucas palavras? Usando o vocabulário do gênero textual? Com detalhes?
 É atento quando houve estórias, assimilando com detalhes os fatos importantes quando são de seu interesse?
 Em situações de jogos; Com o foco na memória auditiva e não no reconhecimento específico do saber.
 Bingo de letras e números reconhece oralmente o “sorteado”, precisa que o professor repita?
 Em situação de ditado, confirma com o professor o que foi dito? por insegurança? Ou por não ter “escutado” direito?
 Recita os numerais
 Possui memória auditiva de curto e longo prazo?
 O aluno tem o gosto pela música? Participa das atividades musicais com o grupo?
 Diferencia sons de objetos?
 Aprecia a bandinha musical?
 Apresenta facilidade para recordar os nomes dos colegas, momentos ou acontecimentos?
 Reconta histórias ouvidas, canta músicas que foram cantadas anteriormente exercitando a memorização?






PERCEPÇÃO VISUAL E MEMÓRIA VISUAL:

 Qual sua posição (carteira ) em sala?
 Usa óculos?
 Reconhece as diferentes cores / formas / espessuras? Apresenta facilidade para memorização de cores, formas ou figuras? Reconhece e diferencia formas e figuras?
 Reconhece semelhanças e diferenças entre figuras, percebe detalhes simples e complexos?
 Percebe diferenças e semelhanças dentro do seu campo visual?
 Discrimina visualmente a escrita das consoantes e vogais nas palavras?
 É capaz de organizar / enfileirar / agrupar /montar de acordo com o solicitado?
 Consegue dentro de o seu campo visual perceber diferenças e semelhanças contribuindo para sua organização nas atividades propostas, utilizando-se de estratégias diversificadas.
 Consegue lembrar-se dos colegas, funcionários e recorda das atividades que o professor demonstra em sala.
 Em situações de jogos:
 Quebra-cabeça organiza visualmente as figuras fragmentadas com quantas peças aproximadamente?
 No dominó, apresenta percepção visual e raciocínio para o procedimento do jogo?
 Memória; apresenta facilidade /dificuldade para este tipo de estratégia? consegue deter-se e abstrair detalhes, percebendo semelhanças e diferenças, por exemplo, jogo da memória....
 Lembra da figura que acabou de ser mostrada?
 Percebe nuances de mudanças quando lhe são apresentadas?
 7 erros percebem as diferenças e pontua?
 Tangram; forma figuras com apoio visual (modelos) ou não?
 Na escrita: Párea letras e números?
 Na escrita: espelha letras e números?
 Relaciona imagens, fotos com conteúdos? Relaciona-os?Dentre várias figuras consegue encontrar com rapidez a figura pedida pela professora, quanto tempo demora aproximadamente?




HABILIDADE SENSÓRIO-MOTORA

 Apresenta noção de esquema de corporal? Apresenta habilidade manual?
 Apresenta bom desempenho em atividades que exijam destreza motora? Apresenta alguma dificuldade motora?
 Coordena movimentos com as duas mãos e em qual mão têm maior domínio? Qual sua predominância? Destro /canhoto?
 Como é o seu andar?
 Corre adequadamente? Cai com freqüência? Senta-se corretamente?
 Tem resposta a atividades que envolvam circuitos de exercícios, por exemplo, correr em determinado espaço, saltar e voltar ao lugar especificado. Tem movimento de pinça, segura garfo, colher com destreza, pula corda?
 Movimento de preensão? Segura os objetos satisfatoriamente, ou deixa os cair com freqüência? Faz movimentos coordenados?
 Tem domínio nas atividades lúdicas, as quais precise usar a lateralidade e partes do seu corpo?
 Possui habilidade manual como rasgar papel, utilizar tesoura, a maneira como pega o lápis, utilização de pinça, dobraduras, reconhecimento de esquema corporal, se desenvolve com facilidade a coordenação grossa e a fina?
 Movimento de pinça. Segura o lápis adequadamente?
 Qual letra utiliza?Imprensa/Cursiva/ Maiúsculo-Minúscula
 Consegue transcrever para a cursiva? Como é sua caligrafia? Legível? Sua escrita é hipersegmentada?
 Sabe utilizar o caderno? Entende o processo de escrever da esquerda para a direita? Necessita de alguma adaptação?
 Apresenta preferências para algum tipo de cor, nas suas pinturas? Qual seu “estilo” para os desenhos livres?
 Apresenta habilidade para construções em jogos ou quebra cabeça;
 Apresenta agilidade e organização ao desenvolver uma montagem?
 Consegue abrir e fechar potes?
 Consegue efetuar atividades que envolvam equilíbrio, orientação espacial como andar sobre linhas, saltar obstáculos, lançar objetos, atendendo comandos determinados?
 Observações relatadas pelo professor de Educação Física.
ORIENTAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL

 Localiza-se no tempo, sabe dizer qual o dia, mês, ano. Quando interrogado?
 Responde em qual cidade /bairro/ país mora?(Depende da sua escolaridade se já foi trabalhado)
 Reconhece o caminho da escola para casa e vice versa?
 Apresenta noção de orientação espacial para os ambientes de sua vivência, e como sua orientação se dá em outros espaços?
 Conhece e interage bem com o espaço doméstico/ escolar/ social?
 Reconhece o número dos ônibus que circulam pelo seu bairro?
 Oferece referências de lugares (comércio, escolas) ao entorno de sua residência?Ou não apresenta entendimento a esse contexto?
 Sabe o nome de alguns governantes? (prefeito/ presidente) (Depende da sua escolaridade ou se já foi trabalhado)
 Faz referências ao passado ou ao futuro nos acontecimentos de sua vida?
 Lembra dos assuntos anteriores abordados em sala?
 Localiza-se no espaço físico escolar (identifica os ambientes) com rapidez ou necessita de pistas?
 Consegue dançar, girar; consegue se orientar dentro e fora da escola, além da sala de aula. Compreende noção temporal (dependendo da faixa etária)
 Utiliza-se de desenhos, gravuras, texto para registrar sua aprendizagem?
 Utiliza o espaço (folha /caderno) com propriedade?
 Orienta-se com facilidade ou dificuldade em localização no tempo e no espaço, na organização do seu caderno, no reconhecimento das letras(se o traçado das letras é para cima, para baixo, para os lados).
 Consegue diferenciar: Manhã, Tarde e Noite?
 Consegue fazer tarefas em tempo determinado localizando-se geograficamente aparentando o conhecimento do espaço que o cerca.
 Sabe os horários das atividades realizadas na sala? Tem noção do relógio? Reconhece horas?


QUANTO AO SEU DESEMPENHO PEDAGÓGICO:

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ORAL:

 Apresenta dificuldades articulatórias? Emissão de sons?
 Sua fala é infantilizada?
 Como é o seu tom de voz? Oscila sua entonação?
 Comunica-se com clareza, com boa dicção, com volume audível e boa expressão, com gestos ou certa timidez?
 Se expressa oralmente, mas apóiam-se a gestos, expressões e movimentos para melhor compreensão?
 Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, sentimentos nas rodas de conversa?
 Apresenta clareza de pensamentos e coerência na fala?
 Faz uso do outro quando deseja algo?
 Relata suas vivências nas diversas situações trabalhadas?
 Não estabelece diálogos? Só quando interrogado?
 Se expressa oralmente com diálogos curtos, só resposta monossilábica?
 Se expressa oralmente com diálogos mais longos com contexto ou descontextualizado?
 Se expressa com naturalidade ou necessita de estímulo externo? Apresenta coerência e coesão na sua oralidade?
 Apresenta boa comunicação ( diálogo com os colegas )?
 Gosta de ler ou manusear livros e revistas?
 Participa com entusiasmo ao ouvir contos ou histórias?
 Consegue relatar fatos que acontecem no período das aulas de Ed. Física e Ed. Artística para a professora da sala?
 Conversa, relata o que acontece no seu cotidiano?
 Revela um vocabulário vasto /rico ou empobrecido e restrito?
 Amplia o vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões?
 Quando interrogado: responde de imediato ou sua resposta é tardia? Por dificuldade de entendimento ou pela própria deficiência?
 Observa as histórias e as reproduz? Ao recontar uma história/ um recado consegue transmitir a mensagem?Com aproximação real?
 Conhece oralmente jogos verbais como trava-línguas, parlendas, advinham, poemas, cantigas populares e músicas?
 Participa dos debates em classe /apresenta iniciativa ou só quando é solicitada sua participação?
 Os demais conseguem entender sua “mensagem”? Caso contrário como é resolvida essa situação?
 Qual a participação do aluno nas atividades de leitura compartilhada? Demonstra interesse em ouvir estórias?
 Descobre o sentido do texto apoiando-se nas ilustrações e fotos?
 Observa e descreve diferentes características na ilustração de personagens da história?
 Participa de conversas revivendo situações vividas ou narrando fatos livremente.
 Seqüência as cenas dos fatos de acordo com a ordem dos acontecimentos?
 Identifica se um texto lido ou escrito é, por exemplo, uma história, um anúncio, um bilhete.?
 Identifica o som inicial das palavras?
 Realiza atividades de “busca” (onde está escrito tal coisa) em textos de jogos verbais, histórias já conhecida?
 Participa da produção de textos coletivos?
 Qual estratégia o aluno usa para a leitura: antecipação, inferência, decodificação, verificação.


LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ESCRITA


 Feita a sondagem: em que hipótese silábica o aluno encontra-se?
Pré-silábico1; faz rabiscos /desenhos /traçados aleatórios /não estabelece relação com a linguagem falada.
Pré-silábico2: usa letras, mas qualquer letra, mas acreditam que não pode haver 2 letras iguais uma ao lado da outra. A vinculação com a pronúncia ainda não é percebida.
Silábico: Vinculação entre a escrita e a pronúncia. Uma letra para cada sílaba. Tentativa de dar valor sonoro a cada uma das letras.
Silábico-Alfabético: A criança procura acrescentar letras à escrita da fase anterior. Grava algumas sílabas completas e outras incompletas ao mesmo tempo.
Alfabético; Constituição alfabética das sílabas. Reconhece som /letra. Consegue estabelecer uma vinculação mais coerente entre leitura e escrita.

 As intervenções que estão sendo feitas para que o aluno avance para a próxima hipótese estão sendo satisfatórias?
 Quais os materiais utilizados com o aluno: caderno? Folhas avulsas? Letras móveis? É copista?
 Domina a escrita do próprio nome?
 Pratica a escrita do próprio punho, utiliza os recursos que dispõe? Quais?
 Como são feitos os registros do aluno?
 Gosta de ler livros? Têm hábito de levar livros para ler em casa?
 Como o aluno reescreve algo? É capaz de produzir textos individuais? Ou só em grupo? Neste caso quem são os escribas?
 Sabe expressar-se no papel de maneira clara ou utiliza-se de rabiscos como se fossem palavras ou sílabas, não relacionando a linguagem falada com a linguagem escrita?
 Suas representações escritas fazem-se com a utilização de traçados aleatórios ou há uma compreensão da escrita?
 É capaz de relatar através da escrita o que o professor lhe determina, como ditados, interpretar e elaborar textos de acordo com a suas habilidades? Relata e consegue registrar seus pensamentos ou o que lhe é solicitado com razoável habilidade, elaborando reescrita de textos, ou ditados?
 O aluno reconhece as letras do seu nome?
 Apresenta habilidade e interesse ao desenvolver atividades com alfabeto móvel?
 Reconhece o alfabeto?
 Demonstra interesse em textos e narrativas?
 Apresenta traçado firme?





RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

 Reconhece o sistema de numeração? Até qual?
 Conta seqüencialmente até?
 Relaciona número /quantidade até?
 Necessita do apoio concreto?
 Faz agrupamentos? Quais?
 Possui raciocínio lógico-matemático, sabendo relacionar números as quantidades, contando, agrupando, classificando, ordenando?
 Estabelece raciocínio para situações problemas as quais é submetido( jogos de pino - avançar e voltar de acordo com o numero que saiu nos dados, seguindo regras).
 Resolve e desenvolve problemas, consegue participar de jogos como dama, xadrez?
 Relaciona o número à quantidade, resolve operações, faz leitura e interpretação de gráficos e tabelas?
 Faz relações possíveis entre os objetos, igual, diferente, maior que menor que, agrupar objetos por semelhança, classificar, comparar?
 Consegue efetuar situações-problema, e operações segundo solicitações próprias ao seu nível de desenvolvimento?
 Realiza algumas operações? Quais?
 Para as situações problemas, apresenta raciocínio rápido?
 Necessita de pistas visuais?
 Abstrai ou necessita de apoio pedagógico em situações que requerem este tipo de conduta?
 Reconhece dinheiro e seu valor?
 Relaciona preço á mercadoria?
 Realiza jogos que envolvam regras compatíveis a sua idade? Quais?
 Necessita de auxílio de materiais de apoio( calculadoras, jogos, palitos e outros)?







QUANTO AO SEU PENSAMENTO LÓGICO;

 Apresenta pensamento lógico para planejar e resolver problemas. Em situações de ficção ou só em situações concretas?
 Expressa-se com lógica seus pensamentos ou mostra suas idéias de maneira desordenada ou até fantasiosa?
 Sabe através de suas vivências resolver situações problemas, quando elas se apresentam? Ou necessita de interferência do professor para solucioná-las?
 Consegue ter um pensamento para resolver situações problemas que fazem parte do seu cotidiano?
 Diagnóstica o que acontece ao seu redor consegue resolver
situações-problemas e tem autonomia de acordo com a sua faixa etária.
 Sabe encadear situações ou se confunde?
 Aparenta habilidade para efetuar tarefas propostas quando pertinentes à sua capacidade de resolver situações?quanto à seu desenvolvimento intelectual e acadêmico?



Pesquisa feita através da bibliografia citada:
 Orientações Técnicas das Práticas e Atribuições das Salas de Recursos na Área da Deficiência Mental.

Contribuições dos Professores Cursistas do G.A.P.E. (Grupo de Apoio Pedagógico Especializado) em Novembro de 2009.


Responsável pela formatação:
Profª. Cinthya Tráquia Peres Martos.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer sua gentileza em disponibilizar este modelo que muito me ajudou. Obrigada.

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