sábado, 27 de março de 2010

PROJETO ZIRALDO




PROJETO ZIRALDO
Vida e obra

Descrição:O Projeto visa ao conhecimento da vida e obra de Ziraldo, através do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles.

Objetivos:
1. Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras.
2. Despertar a curiosidade e o gosto pela leitura.
3. Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos.
4. Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadas

Sugestões de Atividades:
1. Apresentar aos alunos alguns livro do escritor e cartunista, perguntando se eles já leram alguns de seus livros, se sabem quem ilustrou, quando foram escritos, que assuntos retratam etc.
2. Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o escritor e cartunista, via Internet ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos.
3. Confeccionar cartazes com o material pesquisado para a sala ou mural da escola.
4. Propor aos alunos a seleção de alguns livros, classificando-as por temas.
5. Organizar os alunos em grupos de modo que cada um se encarregue de estudar detalhadamente os livros classificadas pelos temas: perceber detalhes repetidos, cores mais usadas, elementos presentes em situações atuais ou que não se observam hoje em dia, ambientações específicas, tipos de traços etc.
6. Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nos livros estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas, caça-palavras etc.
7. Trabalhar cartoons e histórias em quadrinhos com técnicas artísticas - desenho, pintura, colagem, escultura, maquete - fazendo releituras dos livros estudadas ou trabalhos semelhantes aos do escritor.
8. Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que cada um tenha o registro do processo.
11. Promover apresentações sobre o artista e sua obra para outras turmas da escola, aproveitando o material lúdico produzido.

Desenvolvimento:
Ao longo do trabalho explorar na leitura de livros, textos, gibis, atividades lúdicas (caça palavras, palavras cruzadas...) do autor, ques-tões como: paisagem rural e urbana; usos e costumes, alimentação e culinária típica, provérbios, parlendas, trava-línguas, questões ambien-tais, fauna, flora, floresta e outros, de acordo como forem surgindo. Dia do livro (18 de abril): apresentação do projeto para o restante dos alunos da escola, através da representação do episódio da bomba do Menino Maluquinho na escola e dança da música A festa do menino maluquinho; uma criança se caracterizará de Menino Maluquinho, outro de Ziraldo e as demais participarão da dança todos com panelas na cabeça. Confeccionar cartazes, panfletos na sala de informática, pesquisar, dan-çar, ensaiar peças teatrais, confeccionar painéis, criar jornal literário, entre-vistas, edição de um livro pelos alunos com o tema proposto (obras de Ziraldo), ao longo do ano. Simultaneamente, na tentativa de ampliar os conhecimentos dos alunos, tenta-remos proporcionar excursões, as quais, permitam, viven-ciar concretamente, fora do ambiente escolar situações enriquecedoras de leitura e aprendizagem: Ø Visita a editora; Ø Visita a um jornal; Ø Tarde de autógrafos em alguma livraria ou outro local qual-quer; Ø Teatro; Ø Cinema; Ø Hora do conto (biblioteca infanto-juvenil); Ø Salão do Livro de Minas Gerais; Ø Encontro de literatura na Serraria Souza Pinto; Ø Contratação de contador de história; Ø Visita do autor trabalhado (entrevista); Ø Oficinas de leitura. O projeto culmina com uma exposição na escola, de todos os trabalhos produzidos pelas turmas, para que todos possam apreciar. RECURSOS; CDs, fitas de vídeo, histórias em quadrinhos, livros, painéis (ligados aos temas trabalhados), transparências, material para confecção de pratos de culinária, TNT, EVA, material de artes, uso do laboratório de infor-mática, filmes e revelação de fotos, verba para excursões e contratações, local para exposição (de preferência o laboratório), material e mão de obra para confecção de fantasias para caracterização de alunos.

Dicas para os professores:
1. Aproveite o teor social da maioria livro de Ziraldo para fazer um painel histórico-geográfico, enfocando esas questões.
2. É de suma importância que os alunos registrem suas pesquisas e impressões sobre o trabalho, sob a forma de redações, textos coletivos, murais, pequenos textos explicativos. Incentive-os a procurar nos jornais e revistas as indicações de exposições ,mostras literárias e até mesmo produzir um pequeno guia com sugestões de livros.
3. É possível explorar de forma bastante rica as aulas de Educação Artística: experimente apresentar um livro e pedir que os alunos reproduzam-na com outro material - lápis cera, aquarela, colagem etc. Outra atividade interessante é apresentar partes diferentes de um mesmo livro, coladas sobre folha branca e sugerir que os alunos as continuem.
4. Também é possível reproduzir uma obra de maneira tridimensional, através de maquetes ou esculturas.

Atividades Extras:
1. Assistir a vídeos sobre o artista.
2. Visitar bibliotecas ou mostras literárias que apresentem obras do artista.

Faixa Etária: Da pré-escola até o ensino fundamental, adequando o teor das atividades de pesquisa e registro

Interdisciplinaridade:
1. Artes Plásticas
2. História
3. Educação Musical
4. Língua Portuguesa
5. Matemática

Material Necessário:
1.Biblioteca.
2. Brinquedoteca.
3. Material para desenho em papel.
4. Reproduções de obras do artista e material biográfico.

3 comentários:

  1. gostei de seus projetos, preciso que de sugestões para fazer um sobre higiene, para ser aplicado para crianças do maternal 1,2,e pré 1,2.vou aguardar respostas. bjos.......

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, td bom?
    Adorei seu blog...
    Trabalhei com o projeto de Ziraldo e ao final passei o filme do menino maluquinho. As crianças adoraram... foi muito bom!!!
    Visite meu blog e seja minha seguidora também: www.sininhosoparacriancas.blogspot.com. Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi, tudo bom?
    eu preciso de uma peça teatral, pois vou fazer um trabalho do ziraldo, gostaria que se possivel me enviasse, quais músicas você trabalhou, e que peça teatral.
    email: caissawallis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir