segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PLANO DE TRABALHO 5º ANO





PLANO DE TRABALHO DOCENTE
5º ANO
DURAÇÃO ANUAL

LÍNGUA PORTUGUESA

1- OBJETIVO GERAL
• Propiciar ao aluno a identificação de elementos da situação de produção, apresentando clareza na exposição de idéias, na escrita e na leitura, refletindo os aspectos da linguagem formal e informal, lendo com fluência e entonação todos os tipos de textos apresentados.

2- OBJETIVO COMPORTAMENTAL
Que o aluno seja capaz de produzir, interpretar, ler com fluência e clareza, respeitando a estrutura do texto.

3- CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
Tema: Invenções
• Leitura, produções e interpretações textuais.
• Estrutura do texto: história em quadrinhos, linguagem informal, textos informativos e instrucionais.

• Ortografia – Há/a, são/zão, anca/ansa

• Gramática
- Acentuação das palavras oxítonas e proparoxítonas
- Acentuação das palavras paroxítonas
- Adjetivo
- Graus do adjetivo

• Projeto: Inventos e inventores:

O grande inventor brasileiro: Produção textual sobre Santos Dumont
Percorrendo distâncias: na terra, no mar e no ar: Pesquisa de inventores que contribuíram para o desenvolvimento dos meios de transportes e atividades em fichas.
Registrando histórias: da invenção da roda às naves espaciais – Varal contendo figuras dos transportes antigos, cartazes, miniaturas e brinquedos.
Plugados no mundo da comunicação: Pesquisa e preenchimento de ficha sobre os inventores dos meios de comunicações.
Registrando história: do telégrafo à Internet – Varal contendo fotos e figuras sobre os inventos antigos dos meios de comunicações com miniaturas e brinquedos trazidos pelos alunos
Brincadeiras preferidas na infância – Confecção de gráfico sobre as brincadeiras preferidas pelos familiares, confecção de cartazes explicativos e demonstração de algumas brincadeiras no pátio da escola.
Brincadeiras inventadas – Entrevistar um adulto sobre alguma brincadeira em que ele inventou quando criança, registrar as regras, e material necessário para executar a brincadeira, na roda de conversa demonstrar o registro feito para os demais colegas. Escolheremos uma brincadeira para demonstração.
Brinquedos modernos – pesquisa sobre os brinquedos modernos, confecção de gráfico, roda de conversa sobre as diferenças entre os brinquedos de antigamente e os brinquedos modernos, fazendo comparações.



2º BIMESTRE
Tema Cidadania

• Leitura, produções e interpretações textuais.
• Estrutura do texto: Informativos, argumentativo, opinativo, poéticos, descritivo e reportagem.

• Ortografia – Esa/esa, mal/bem, mau/bom, trás/trás/atrás

• Gramática
- Adjetivos pátrios
- Linguagem
- Locução adjetiva
- Verbo: no pretérito e no futuro
- linguagem verbal e não verbal
- Advérbio
- locução Adverbial

• Projeto: Ser cidadão

Painel de noticias – Cartazes sobre os direitos das crianças e os trabalhos infantis, conversas sobre os mesmos.
De olho nos direitos do consumidor – Coleta de rótulos e embalagens de produtos. Com marca texto sublinhar as informações como: data de validade, cuidados, telefone do atendimento ao consumidor (SAC), conversa sobre os direitos do consumidor e sobre as observações que devem ser feitas antes da compra de algum produto.
Caderno de classificados: Coleta de diferentes classificados, confecção mini cartazes.
Em cartaz, o meio ambiente – Coleta de reportagens sobre o aquecimento global e a preservação do meio ambiente, confecção de cartazes.
A ordem é preservar – Conversa com os familiares sobre o que deve ser feito para diminuir o aquecimento global e preservar o meio ambiente, anotação das idéias principais.
Dicas de preservação – Conversa sobre a preservação do meio ambiente, escrever dicas para melhorar a vida no ambiente.



3º BIMESTRE
Tema: Festas e lendas
- Leitura, produções e interpretações textuais
- Estrutura do texto: reportagem, descritivo, narrativo-descritivo

• Ortografia: palavras com sc, onde/aonde, uso do porque, por que e por quê

• Gramática
- Interjeição
- Locução interjetiva
- Pontuação
- Linguagem
- Pronomes possessivos e demonstrativos
- Preposição.

• Projeto: Coisas do Brasil

Festas do meu Brasil - Pesquisa sobre festas populares de diferentes regiões do Brasil, confecção de cartazes.
Roda de cartões e fotos – Coleta de cartões postais e fotos das regiões brasileiras.
Contação de causos – Demonstração de um causo pela professora, após os alunos pesquisarão outros causos conhecidos pelos pais. Escolheremos um causo para dramatização.
Ai vem ... literatura de cordel – Confecção de xilogravura para apresentação de cordel.


4º BIMESTRE
Tema: Brasil
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto: paródia, narrativo em prosa ou em verso e poema.

• Ortografia: mas/mais, isse/ice, se não senão.

• Gramática
- Linguagem
- Conjunção
- Locução Conjuntiva
- Verbo – infinitivo
- Verbo – modos indicativo e subjuntivo
- Verbo – modo imperativo


4 – DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

Os textos serão trabalhados através de leitura, recortes, produções orais e escritas, interpretação dos diversos gêneros textuais, manuseio de materiais impressos, como: livros, jornais, revistas, dicionários, histórias em quadrinhos, panfletos, notícias jornalísticas, receitas, bulas de remédios...
A paragrafação, os sinais de pontuação, a concordância nominal e verbal serão trabalhados durante o processo de produção e reestruturação de textos.
A parte gramatical será desenvolvida através de atividades escritas, cartazes, pesquisas, recortes, colagens, listagem de palavras, e exercícios variados.
Rodas de conversas onde os alunos possam escutar e narrar fatos conhecidos ou relatar experiências e acontecimentos do cotidiano. Nessas situações, é necessário garantir que os alunos possam expressar sensações, sentimentos e necessidades;
Saraus literários para que os alunos possam narrar ou recontar histórias, declamar poesias, parlendas e trava-línguas;
Apresentações em que os alunos possam expor oralmente um tema, usando suportes escritos, tais como roteiro para apoiar sua fala e cartazes.
Participação em debates, palestras e seminários;
Conversas em torno de textos que ajudem os alunos a compreender e distinguir características da linguagem oral e da linguagem escrita.
Jogos complementares: Vira e revira dos advérbios pátrios, Cruzadinha dos advérbios, Escolhendo para o inimigo (mau/mal), Jogo rápido (onde/aonde), Trilha das preposições, Stop dos Por quês (uso dos porquês), soletrando e outros.


MATEMÁTICA

1 – OBJETIVO GERAL
Identificar os conhecimentos matemáticos como meio para compreender e transformar o mundo a sua volta, desenvolvendo a capacidade de interpretar, resolver situações problemas e operações.
Sentir-se seguro da sua capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a preservação na busca de soluções, na leitura de gráficos.

2 – OBJETIVO COMPORTAMENTAL
Que o aluno seja capaz de ler e escrever numerais, resolver as operações fundamentais, utilizando-as nas situações problemas e no dia-a-dia.

3 – CONTEÚDOS
1º BIMESTRE

• Números e formas
- Adição e subtração (Revisão)
- Conhecendo outros sistemas de numeração
- Sistema de numeração decimal ( ordem e classe)
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Maior e menor
- Par e ímpar
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos até 1000
- Números ordinais até 1000
- Situações problemas
- Gráficos e tabelas
- Formas planas e espaciais
- Ângulos
- Quadriláteros
- Figuras geométricas espaciais

2º BIMESTRE

• Operações com números decimais
- Adição e subtração com reserva
- Propriedades
- Situações problemas
- Multiplicação e propriedades
- Divisão e propriedades
- Situações problemas
- Expressões numéricas
- Múltiplos
- Divisibilidade
3º BIMESTRE

• FRAÇÔES E DECIMAIS

- Indicando partes de um todo
- Equivalência de frações
- Comparação de frações
- Fração de uma quantidade
- Circulo ângulos e frações
- Problemas variados
- Conhecendo os números decimais
- Comparando os números decimais
- Adição e subtração com os números decimais


4º BIMESTRE

• NÚMEROS DECIMAIS

- Multiplicação de decimais por número natural
- Multiplicação de dois números decimais
- Divisão com números decimais
- Problemas e exercícios variados
- Porcentagens
- Calculando porcentagens
- Medidas não padronizadas
- Medidas de comprimento
- Medidas de superfície
- Cálculo da Área de Retângulos
- Medidas de Volume e Capacidade
- Medidas de Massa
- Medidas de Tempo
- Revisão
- Cálculo do M.M.C

4 – DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
S. N.D
O Sistema de Numeração Decimal será trabalhado através de fichas, brincadeiras, cartazes, exercícios variados envolvendo ordem crescente/decrescente, menor/maior, sucessor/antecessor, par/ímpar, números ordinais e algarismos romanos em situações problemas, utilizando as quatro operações, relacionadas ao seu dia-a-dia.



GEOMETRIA
A geometria se dará através de observações das diversas formas geométricas, relacionando-as com os objetos à sua volta.
As atividades serão desenvolvidas em jogos, brincadeiras, planificação dos sólidos geométricos, recorte e colagem, desenhos, cartazes e exercícios diversos.
Será construídos dobraduras e quebra-cabeças para criar mosaicos com formas geométricas planas e observar simetrias;

FRAÇÕES
O Sistema de números fracionários será desenvolvido através de desenhos, materiais concretos trazidos pelos alunos. As frações serão relacionadas aos outros sistemas de medidas em atividades práticas utilizadas no seu dia-a-dia.

MEDIDAS
O sistema de medidas será desenvolvido através de: atividades práticas diversificada, utilizando materiais concretos (relógio, calendário, metro, régua, fita métrica, litro, balança, embalagens, cédulas e panfletos), cartazes, gráficos e atividades variadas em situações problemas.


JOGOS
Jogo da Multiplicação, Jogo da Divisão, Mini Sudoku, Sudoku, Quebra – cabeça, Mosaicos e ladrilhagem, Construção do metro para medições, Competição da tabuada,, entre outros.



CIÊNCIAS

1- OBJETIVO GERAL
• Valorizar a vida em todas as suas formas e manifestações, compreendendo que o ser humano é parte integrante da natureza e pode transformar o meio em que vive.
• Compreender a importância das atitudes individuais e coletivas para a preservação, conservação e uso racional dos recursos do planeta.

2- OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Conscientizar-se da necessidade de cuidar bem do corpo, para que se mantenha saudável.


3- CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Nosso corpo tem mistérios
- Como a vida surgiu na Terra?
- Procurando nossas origens
- Como a Ciência explica o surgimento da vida?
- As células e a vida
- Células de animais
- Células de plantas
- As células do corpo humano são diferenciadas
- Reprodução dos seres vivos
- Reprodução assexuada
- Reprodução sexuada
- Insetos são ovíparos
- Reprodução sexuada nas plantas
- Sistema reprodutor nos seres humanos
- Como ocorre a reprodução humana
- Como o bebê se desenvolve no útero
- Cuidados com o bebê
- Irmãos gêmeos
- Doenças sexualmente transmissíveis
- Gravidez precoce



2º BIMESTRE
• Músculos e movimentos
- Os músculos de nosso corpo
- O esqueleto e os ossos
- Cuidando da postura física
- Sistema nervoso humano
- Órgãos dos sentidos


• Os alimentos e o nosso corpo

- Conhecendo os grupos alimentares
- Água
- Alimentação balanceada
- Conseqüências de uma má alimentação
- Higiene e conservação dos alimentos
- Digestão
- Doenças do sistema digestório


3º BIMESTRE
• Sistema urinário

- Outros órgãos que eliminam substâncias
- Funcionamento deficiente dos rins
- Sistema respiratório
- A qualidade do ar e as doenças do sistema respiratório
- Sistema Circulatório
- Relações com a família e os amigos
- Protegendo o corpo de substâncias tóxicas
- Os objetos que facilitam nossa vida
- As propriedades dos materiais determinam seu uso
- Petróleo: Matéria – prima cobiçada
- Petróleo: Matéria – prima e fonte de energia
- Diversidade de materiais


4º BIMESTRE

• Os materiais se transformam

- As reações químicas transformam as substancias
- Algumas reações químicas que provocam desequilíbrio no ambiente
- Eletricidade
- Magnetismo
- Pólos de um imã
- A bússola
- Magnetismo e eletricidade
- Os recursos naturais podem acabar?
- É preciso reciclar e reutilizar
- O que pode ser reciclado?
- A importância das maquinas na sociedade
- A eletricidade e nosso modo de vida
- Tecnologia e medicina
- Clonagem
- Tecnologia e ética
- Explorando o espaço e outros astros celestes
- Alguns instrumentos nos possibilitam conhecer o espaço


4 – DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)
O ensino de Ciências se dará através da produção de maquetes, representando o Sistema Solar, experiências, vídeos, textos informativos para a leitura, debates e apresentações em grupos, rodas de conversa, teatro, produção de slogan e cartazes sobre o tabagismo, drogas em geral, doenças sexualmente transmissiveis.


GEOGRAFIA

1- OBJETIVO GERAL
• Localizar-se dentro do espaço brasileiro através da observação dos mapas e do globo terrestre

2 – OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de identificar o planeta Terra, sua forma e seus movimentos ressaltando o espaço brasileiro.

3 – CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
• Você no Brasil
- O Brasil, nosso país
- A representação do Brasil no mapa
- O Brasil no continente americano
- O Brasil no planisfério
- O Brasil no globo terrestre
- O Brasil nas imagens de Satélites

2º BIMESTRE
• Você é brasileiro
- As cores do povo brasileiro
- Você faz parte da população do Brasil
- Onde os brasileiros vivem
- Condições de vida dos brasileiros
- Os componentes naturais das paisagens
- As formas que modelam o relevo brasileiro


3º BIMESTRE
• As águas e suas paisagens
- Os rios e a vida das pessoas
- O litoral do Brasil
- O clima do Brasil
- A vegetação brasileira



4º BIMESTRE

• O Brasil e suas regiões
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Centro- Oeste
- Região Sudeste
- Região sul
- Alguns aspectos culturais das regiões

4 – DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)
Os conteúdo de Geografia serão abordados utilizando textos informativos, debates, pesquisas, mapas, atlas, globo terrestre, jogos, maquetes, cartazes, atividades escritas dando ênfase à preservação da vegetação nativa.






HISTÓRIA

1 – OBJETIVO GERAL
• Ordenar os acontecimentos que marcaram o processo de independência do Brasil, comparando, analisando, compreendendo as informações de acordo com os fatos.

2 – OBJETIVO COMPORTAMENTAL
• Que o aluno seja capaz de conhecer as principais características do Brasil, reconhecendo algumas mudanças e permanência na vida política e econômica.

3 – CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

• A história do Brasil

- Os documentos das histórias do Brasil
- Os historiadores e outros cientistas
- O tempo na história
- Nós fazemos parte da história do Brasil
- Os indígenas contam a própria história
- Como vivem e se organizam os grupos indígenas





2º BIMESTRE

• Indígenas e portugueses: Os primeiros contatos

- Outras formas de exploração do trabalho indígena
- O Brasil dos portugueses e dos africanos
- A chegada dos primeiros portugueses em 1,500
- O tratado de Tordesilhas
- Moradores portugueses nos primeiros tempos : as capitanias e os engenhos
- As invasões estrangeiras
- A descoberta do ouro


3º BIMESTRE
• Os negros africanos e o trabalho escravo

- As formas de escravidão
- As soluções encontradas pelos escravos: os quilombos
- A formação das primeiras famílias no Brasil
- O Brasil dos imigrantes
- O Brasil do século XIX

BIMESTRE
• A família Real portuguesa veio morar no Brasil

- O Brasil que os imigrantes do século XIX encontraram
- Os imigrantes e suas histórias
- O Brasil que os imigrantes construíram
- Os imigrantes continuaram chegando
- A história política do Brasil nos séculos XX e XXI
- Os brasileiros hoje

4 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O ensino de História será com textos informativos, pesquisas, entrevistas, teatros, coreografias, músicas, exposições, cartazes, jogos tais como: Jogo das Regiões brasileiras, linha de Tempo da história, Álbum do Brasil, cruzadinhas e atividades que desenvolvam o respeito à diversidade cultural.


AVALIAÇÃO
A avaliação de todas as disciplinas conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permite identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.
A avaliação será diagnósticas, contínuas, processuais e cumulativas.
Os critérios de avaliação serão diversificados: avaliação escrita e oral, trabalho individual e em grupo, exposições, pesquisas , entrevistas e atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário